Animal

Gatos fazem mal para a nossa saúde?

Adriano Justino
27/04/2016 18:33
Thumbnail
Se você acha que é o único que sofre injustiças no mundo está redondamente enganado. Vivemos em uma sociedade cercada por desinformação, onde o boca-a-boca impera e chuta para escanteio o correto e a busca por conhecimento. O que surge desse desentendimento é a ignorância a descriminação.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em toxoplasmose. Ela é uma infecção parasitária causada por um protozoário, o Toxoplasma. Essa doença é famosa pelo boato de que é transmitida pelos felinos.
Não é bem assim.
Apenas 1% dos gatos domésticos transmitem a toxoplasmose e, para isso, eles precisam estar doentes e, principalmente, na fase de eliminação dos oocistos – os hospedeiros definitivos da doença. O peludo contrai o toxoplasma quando caça ratos, gambas e insetos que contenham cistos deste protozoário, ou, na minoria dos casos, ao consumir carne crua.
A toxoplasmose também é famosa por que é classificada como zoonose pela OMS: doença transmitida dos animais para o homem. Mas para que a pessoa adquira toxoplasmose ela tem que ter se alimentado de carne crua ou mal passada ou ingerido verduras mal lavadas. Resumo da história: gatos não são os principais culpados!
Os sintomas da toxoplasmose nos pets podem ser bastante variados. Então, se o seu gatinho anda desanimado ultimamente, leve-o imediatamente ao Hospital Veterinário Batel!
Separamos algumas dicas que irão fazer a diferença na saúde do seu peludo:
  1. Não o alimente com carne crua ou malpassada
  • Limpe a caixa sanitária 2x ao dia
  • Evite que seu gatinho tenha acesso à rua
  • Mantenha-o vacinado e vermifugado
  • Leve-o frequentemente ao veterinário
  • Agora, se alguém vier dizendo para você que não gosta muito de gato porque é um bicho que passa doenças, responda que não é verdade. Gatos são limpos e fofos demais para serem ignorados ou odiados. Ame-os, eles não representam mal nenhum para você.

    Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!