Animal

A giardíase é um perigo constante para o seu animal de estimação

Adriano Justino
15/02/2016 19:02
Thumbnail
A Giárdia, um protozoário que tem predileção por parasitar a parte anterior do intestino delgado, é um dos problemas mais comuns em cães e gatos de todo o mundo. Mas o protozoário infecta tanto humanos quanto animais e tem a mesma denominação para ambos os casos: G. duodenalis, G. lamblia ou G. intestinalis. Hoje existem vacinas contra a enfermidade, que devem ser ministradas em animais ainda jovens. A giardíase é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1979, já que pode ser transmitida diretamente dos animais ao homem.
Quando infectado, o animal apresenta apatia, vômitos e diarreia. A contaminação ambiental, a alta densidade populacional, práticas sanitárias deficientes e baixa temperatura combinada à alta umidade são fatores que aumentam a transmissão da doença. O seu pet pode contrair a giardíase pela ingestão de água contaminada ou pelo contato com fezes ou animais contaminados. Em ambientes muito frequentados por outros cães e gatos, como parques, praças e orlas de praia, por exemplo, o animal pode ingerir cistos de Giardia.
Diagnóstico e tratamento
Se o seu pet apresenta fezes amolecidas ou diarreicas, com cheiro mais forte que o normal, se há vômitos, dores abdominais causadas por gases e prostração, ele pode estar com giardíase. Se não for tratado, ele começará a perder peso, ficar desidratado e até morrer. Também pode acontecer do seu animal estar infectado com uma carga parasitária menor e não apresentar sintomas. Contudo, o animal eliminará suas fezes infectadas no ambiente diariamente, o que pode gerar contaminação de outros animais, inclusive crianças e adultos.
Prevenção
Para prevenir a giardíase, a higiene é a melhor atitude. Remover as fezes do animal rapidamente, usando desinfetantes apropriados. Aconselha-se higienizar a caixinha dos gatos todos os dias. A utilização de vermífugos receitados pelo veterinário e a vacina são maneiras eficientes de prevenção, exceto nos felinos em que a vacina não pode ser utilizada. Procure o seu médico veterinário aqui no Hospital Veterinário Batel para saber mais e manter seu pet e sua família protegidos da giardíase.