Animal

Nossos pets também vão ao dermatologista!

Adriano Justino
22/05/2017 12:54
Thumbnail
A pele é o maior órgão do corpo de nossos animais de companhia e, assim como nos seres humanos, ela exerce diversas funções de extrema importância para o organismo, tais como proteção mecânica à injúrias, funções de caráter sensorial, regulação da temperatura corporal, controle de fluxo sanguíneo e proteção contra infecções.
Por estar envolvida em tantas funções complexas e estar sempre exposta a tudo no ambiente externo por onde passam nossos pets, não deve ser motivo de espanto que a dermatologia veterinária é a especialidade que apresenta maior ocorrência nos consultórios, clínicas e hospitais veterinários atualmente. Alguns dados apontam que, em média, 70% das ocorrências que levam um tutor a buscar o atendimento de um médico veterinário é por conta de algum sintoma (sinal) observado na pele do seu pet. São inúmeras as causas que levam um cão ou um gato a apresentar uma desordem dermatológica, causas que vão desde um distúrbio endócrino à infecções, podendo estas compreender uma variada gama de agentes que comprometem a integridade e o equilíbrio cutâneo, tais como bactérias e fungos, ou ainda parasitas que, não raro, geram inúmeros desconfortos de várias ordens. Não podemos esquecer também das alergias, as quais, dentro da especialidade, representam uma importante parcela dos pacientes veterinários em tratamento.
Sim! Alergias no plural, pois nossos pets, assim como nós, estão sujeitos a inúmeros fatores que podem desencadear um processo alérgico, seja ele pontual ou crônico. Para entender como isso ocorre, de uma maneira simples, podemos compreender as alergias como respostas imunológicas exageradas, que desenvolvem-se após a exposição do organismo a um determinado agente, podendo assim ocasionar o prurido, ou seja, aquela coceira que tanto incomoda o pet alérgico e seu tutor. Como já falamos, as causas que disparam um processo alérgico podem ser inúmeras. Entretanto, no universo de nossos pets, podemos elencar três principais causas de alergias observadas na clínica: a Dermatite Alérgica a Picada de Ectoparasita (DAPE), a Hipersensibilidade Alimentar (HA) e, por fim, a Atopia. Esta última vem numa frequência crescente nos últimos anos, estando presente em importante parcela dos cães alérgicos nos centros urbanos.
Graças aos avanços constantes da medicina veterinária bem como das tecnologias voltadas à criação de produtos farmacêuticos veterinários, nossos mascotes estão amparados com terapêuticas sofisticadas. O médico veterinário dispõe hoje de variados produtos sensíveis aos avanços científicos que envolvem dermatologia, imunologia, suplementação e nutrição, os quais visam controlar os distúrbios alérgicos oferecendo maior qualidade de vida ao pet e seu tutor.
Por isso, sem dúvidas e sem demora, ao se observar qualquer alteração na forma natural da pele do seu pet, ou comportamentos atípicos como coceira, lambedura e mordiscar contínuos, procure um médico veterinário de sua confiança. E mesmo que seu pet esteja bem e não apresente nenhum destes sinais, na sua próxima visita ao médico veterinário para fins de vacinação ou vermifugação, informe-se sobre os principais cuidados para se manter uma pele saudável e eficiente na proteção do seu pet.
Serviço:
Para aqueles que são tutores de cães ou de gatos que não necessariamente são dermatopatas mas que possuem peles sensíveis, aqui vai uma dica: banhos com Episoothe Shampoo® e Episoothe Condicionador®, e aplicações das pipetas de hidratação Allerderm Spot on®, todos da Virbac. O shampoo e o condicionador Episoothe® contém aveia coloidal, que possui uma importante ação calmante sobre a pele, além da glicerina, um ótimo hidratante. O Allerderm Spot on®, composto por ceramidas, ácidos graxos e colesterol, possui a mesma composição dos lipídios da barreira cutânea, ajudando a reparar e reestabelecer a barreira epidérmica, além de hidratar.
Todos estes produtos você encontra na loja virtual Rei dos Animais.

Créditos: Mosiah Schaule

               Médico Veterinário

               Virbac – Curitiba-PR