O Verme do Coração
| Foto:
  • Por Animal
  • 18/01/2016 16:03

A dirofilariose é uma doença parasitária cardiopulmonar fatal para os cães e gatos. É causada por um parasita que se aloja no coração e artérias pulmonares de animais picados por mosquitos transmissores, especialmente os do gênero Culex sp.

Quando o mosquito pica um animal, as larvas são introduzidas em sua pele. As larvas crescem e em cerca de três meses terminam a sua migração até o coração, onde ficam adultas, podendo atingir o comprimento de até 35 centímetros. O período entre o animal ser picado por um mosquito infectado, até os vermes se tornarem adultos, acasalarem e botarem seus ovos é de cerca de 6 a 8 meses.

Os animais podem conviver com o verme durante anos sem apresentar qualquer sinal de doença. Por se alojarem no coração e grandes vasos sanguíneos (daí o nome popular popular “verme do coração”), a dirofilária causa obstrução à passagem do sangue.

O animal passa, então, a ter vários problemas como enfraquecimento do músculo cardíaco, dificuldade para respirar, tosse, cansaço, falta de ânimo, entre outros. Porém, quando esses sintomas aparecem, a parasitose já está avançada.

Para a prevenção de doença a administração periódica de endoparasitas se faz necessária e para o diagnostico precoce exames de sangue, raio-x e ecocardiografias devem ser feitos.

Mais uma vez confirma-se a importância de exames periódicos em nossos animais de estimação como base da medicina preventiva, garantindo assim melhor qualidade de vida e anos de convivência com nossos amigos de pelo.

Para realização desses exames o Bionostic coloca-se a disposição com uma estrutura e equipamentos de ponta e profissionais especializados em diagnósticos.

Converse com seu médico veterinário.
Para exames entre em contato com o Bionostic
Fone: (41) 3252-9330 | Site: www.bionostic.com.br
Dicas para seu pet: www.facebook.com/Bionosticlab

Fundado em 2003 o Bionostic é o maior e mais completo Centro de Diagnósticos para Animais de Curitiba. Possuímos uma estrutura completa para realização de todos os exames sanguíneos e diagnósticos por imagem que seu animal venha a precisar.
Nossa equipe é formada por uma grande equipe de Médicos Veterinários especialistas que com muito carinho estão preparados para diagnosticar e auxiliar o clinico veterinário em sua conduta.
Bionostic confiança em resultados precisos.