Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

ENVELHECI. E AGORA??

Adriano Justino
18/10/2017 17:10
Thumbnail
NOSSA POPULAÇÃO ESTÁ ENVELHECENDO.
Em nosso dia-a dia na clínica recebemos cada vez mais pessoas com idade entre 70,80 e até 90 anos. Sinal que estamos vivendo mais. Os avanços da medicina estão fazendo com que tenhamos uma qualidade de vida cada vez melhor e isso nos tem feito ultrapassar a barreira do tempo.
Com o avanço da idade alguns problemas aparecem e em muitos casos temos soluções para tais problemas.
As dificuldades de visão, audição se acentuam. Com o avanço e aplicação da tecnologia é possível amenizar estas limitações.
Porém, percebemos que um outro problema surge. A FAMILIA DO IDOSO.
A grande maioria não entende todas as transformações pelas quais o idoso passa e acha que colocando uns óculos ou adaptando um aparelho auditivo todos os problemas se resolvem como num passe de mágica.
Com o passar do tempo todas as funções cognitivas vão ficando mais lentas. O tato diminui, a pele endurece, o paladar diminui, a vontade de comer diminui, a percepção de tudo ao redor é mais lenta. Consequentemente os idosos precisam de mais tempo para realizar as tarefas em geral. Na cabeça deles, eles podem tudo, mas o corpo não responde mais como eles gostariam que respondesse.
Mesmo usando óculos a visão é mais difícil. Mesmo usando um aparelho auditivo, o processamento auditivo é mais lento. Muitos não entendem que todas as tecnologias disponíveis ajudam, mas não devolvem 100% do que foi se desgastando com o tempo.
Os idosos não querem ser tratados como seres incapazes. Eles querem compartilhar e participar ativamente da vida de seus familiares, mas é preciso que os filhos, netos, genros, noras, entendam que para eles tudo tem outra velocidade. É preciso compreender que os jovens um dia serão idosos e devem torcer para não se tornarem idosos velhos e torcer para chegar à idade madura com lucidez e clareza de ideias. E mais que isso. Torcer para chegarem vivos. Pois só se torna idoso quem está vivo.
Tenho ouvido muitos relatos tristes de idosos. Alguns são colocados em lares para idosos e são afastados do convívio familiar. Outros simplesmente deixados de lado dentro da própria casa como se fossem seres de outro planeta. Com tudo isso entram em depressão, se isolam cada vez mais e muitos chegam ao final da vida devido a tristeza que sua existência se transformou.
Por isso mãos a obra, um idoso é uma pessoa que tem uma historia e esta ali ao nosso lado nos permitindo viver momentos inesquecíveis, aproveitemos esta vivencia, compreendamos e ajudemos cada um deles a vencer suas limitações físicas e a ter uma vida de qualidade, a mesma que desejamos a cada um de nós.