Saúde

Adriano Justino

Fim do jejum para os exames laboratoriais

Adriano Justino
10/07/2017 09:00
Thumbnail
É rotina para muita gente: toda vez que precisa fazer um exame laboratorial começa a saga de comer em horários restritos e específicos, além daqueles longos períodos de 8 a 12 horas sem se alimentar e ainda ter que fazê-los no início da manhã.
Essa realidade começa a mudar a partir de agora. Com os avanços na Medicina Diagnóstica, o Laboratório Frischmann Aisengart passa para uma nova era de atendimento aos pacientes orientando sobre os exames que, a partir de agora, não necessitam mais de jejum para serem realizados. “É um importante avanço para os pacientes, pois apenas um número restrito de exames precisará de restrição alimentar e os médicos poderão orientar sobre a necessidade ou não do jejum diretamente no momento em que vai prescrever os exames”, explica a diretora médica do laboratório, Myrna Campagnoli.
“O maior benefício dessa mudança é para os pacientes diabéticos, que ficavam em risco de hipoglicemia, devido ao longo tempo sem consumo de alimentos, assim como para gestantes, idosos e crianças. Mas precisamos esclarecer que apesar da liberação do jejum é recomendado o consumo de alimentos em uma refeição habitual e sem sobrecargas”, informa a médica.
Outra notícia está diretamente ligada à saúde do coração, com a mudança dos parâmetros de análise dos níveis de colesterol no sangue. O Frischmann Aisengart já está preparado para fazer a análise de acordo com os novos parâmetros validados pelas Sociedades Brasileiras de Cardiologia e de Análises Clínicas, que envolvem também especificações sobre o tempo de jejum para a realização de exames como o de Colesterol (Perfil Lipídico).
Segundo Myrna, o médico que solicitar o exame poderá estabelecer o tempo de jejum de acordo com o perfil de cada paciente, desta maneira o médico deve orientar seu paciente, sobre a manutenção ou não do jejum de 12 horas antes da coleta. “As 12 horas de jejum já não são mais obrigatórias para todos os pacientes que, assim, podem realizar seus exames em qualquer hora do dia, mas cabe ao médico, nos casos especiais, orientar o paciente sobre a necessidade do jejum obrigatório”, finaliza.
Serviço:
Laboratório Frischmann Aisengart
Atendimento ao Cliente: (41) 4004-0103
Confira no site a unidade de atendimento mais próxima de você: www.labfa.com.br