Saúde

Adriano Justino

Inverno chegando e com ele as doenças respiratórias

Adriano Justino
10/06/2017 08:00
Thumbnail
Olhos e nariz coçando sem parar. Esses são os primeiros sinais da rinite, um incômodo que atinge muitos curitibanos e que se agrava nos meses mais frios do ano, podendo trazer consigo também a sinusite, a gripe, os resfriados e até mesmo a pneumonia.
Para a diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, Myrna Campagnoli, as condições climáticas no outono e no inverno são as principais responsáveis pelo aumento de casos. O aumento dos sintomas, nesse período, se deve às constantes variações térmicas aliadas à umidade do ar. Com isso, também há um aumento da circulação dos vírus que atingem as vias respiratórias, além do hábito da população em permanecer em ambientes fechados, com ar-condicionado ligado formando um cenário perfeito para essas e outras doenças comuns desta época do ano, como a asma, a bronquite, a otite, entre outras.
Apesar de não evitar a transmissão, se a pessoa estiver em boas condições de saúde, manter uma alimentação equilibrada e hidratação adequada é possível reduzir as possibilidades de agravamento dos sintomas e complicações. “É importante também evitar o contato com pessoas tossindo ou espirrando, e manter a higienização das mãos e uso do álcool gel”, menciona.
Outro aliado no combate às doenças respiratórias é a vacinação. No caso de gripes, a vacina quadrivalente, oferecida pelo Laboratório Frischmann Aisengart, protege contra os quatro tipos de vírus: A/H1N1, A/H3N2, B/Brisbane e B/Phuket, os principais causadores de surtos de gripe no mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde e Anvisa.
A pneumonia, por todas as causas – seja ela de origem viral, bacteriana ou fúngica, é a segunda doença respiratória mais comum no Brasil. Para preveni-la é possível tomar a vacina pneumocócica. Ela é recomendada para crianças, adultos e idosos. “Em crianças e idosos, principalmente, a pneumonia pode evoluir rapidamente. Por isso a vacinação é muito importante, pois permite a produção de anticorpos contra estes micro-organismos tornando o indivíduo mais resistente a infecções graves”, explica a médica.
Outra boa notícia é que a vacina pneumocócica pode ajudar também os pacientes com sinusite e otite. “Ela não é a cura para essas doenças, mas ajuda o sistema imunológico e, assim, contribui para a diminuição dos sintomas e da frequência destas infecções, especialmente em pessoas com alergias respiratórias, como a rinite”, diz.
Serviço:
Laboratório Frischmann Aisengart
Atendimento ao Cliente: (41) 4004-0103
Site: www.labfa.com.br
Unidades de Vacinação:
Alto da XV: R. XV de Novembro, 3101
Segunda a sexta-feira: das 6h30 às 16h – Sábado: das 6h30 às 12h
Batel: R. Alferes Ângelo Sampaio, 1299
Segunda a sexta-feira: das 6h30 às 17h – Sábado: das 6h30 às 12h
Xaxim: R. Waldemar Loureiro Campos, 3885
Segunda a sexta-feira: das 6h30 às 17h – Sábado: das 6h30 às 12h