Cultura

Dicas para curtir a 32ª Oktoberfest em Blumenau

Thatiana Bueno
07/10/2015 10:41
Thumbnail
(Foto: Marcelo Martins)
A 32.ª Oktoberfest em Blumenau (SC) começou na quarta-feira (7)  e a festa mais alemã das Américas tem intensa programação até o próximo dia 25 de outubro. O Viver Bem separou algumas dicas para aproveitar bem a tradicional festa que permite entrada grátis ou com desconto para quem estiver de traje típico. E a novidade é o Guia da Oktober, site que tem parceria com o Parque Vila Germânica – local da festa – e diversas orientações sobre onde melhor comer, e beber, para que a única preocupação seja encontrar o chope mais próximo.
Ingressos
(Foto: Marcelo Martins)
Assim como nas últimas edições, na Oktoberfest de 2015 os visitantes poderão adquirir os tickets pela internet e imprimir em casa, para evitar filas ou não conseguir entrar. Além do site, é possível comprar nos pontos de venda que ficam em frente à Vila Germânica, Tô Indo Viagens e lojas Multisom. Os ingressos tiveram um reajuste de 20% e agora as entradas para sextas, sábados, feriados e vésperas custam R$ 30. Quem estiver de traje típico terá entrada gratuita aos domingos, terças e quartas-feiras, exceto na véspera de feriado. Nos demais dias da semana, os trajados têm o benefício da meia-entrada. Nos dias 7, 19 e 25, a entrada é gratuita.
Horários para curtir
(Foto: Daniel Zimermmann)
Se você vai com a família ou quer um pouco mais de sossego, escolha ir durante o dia, almoçar e experimentar tudo com calma. E ainda você não precisa se preocupar com os horários pois a cobrança de ingresso começa a partir das 18h (segunda a sexta), a partir das 13h (sábados, véspera de feriado e feriado) e a partir das 15h (domingos). Agora, se você quer muita festa, então escolha ir pela noite e nos finais de semana.
O que vestir
(Foto: Daniel Zimermmann)
Seja para passear ou para festar, opte por roupas e calçados confortáveis. Lembre que você vai passar bastante tempo de pé e caminhando.
Clima
(Foto: Marcelo Martins)
Tende a ser quente e ensolarado neste período, então não esqueça do filtro solar, principalmente ao assistir os desfiles durante o dia. E nunca é demais levar um casaquinho para frio caso dê uma esfriadinha.
Traje típico
(Fotos: Daniel Zimermmann e Marcelo Martins)
Sim, existem regras, então fique atento para ganhar o desconto na hora de entrar trajado. Para as meninas é imprescindível uma meia-calça e um lenço como precaução.
Hidrate-se
(Foto: Marcelo Martins)
E não só com chope! Tomar água é importante para evitar ressacas e manter o corpo hidratado corretamente.
Se beber, não dirija
(Foto: Daniel Zimermmann)
O conselho de sempre é ainda mais importante em uma festa que celebra o chope. Você tem opções como táxi ou ônibus. O transporte público tem horários especiais durante a festa.
Posso levar mochila?
Sim, mas ela será revistada na entrada. O local possui guarda-volumes que custa R$5,00 e você recebe um código para retirar seus pertences depois, e ainda um ‘achados e perdidos’ que usualmente reúne chaves, celulares, documentos e outras coisas que podem ficar pelo caminho. Fica no posto da Policia Civil dentro do Parque Vila Germânica
Onde dormir?
Se você ainda não fez reservas pode sondar hotéis e pousadas na cidade, porém se tudo já estiver lotado é possível ficar em cidades próximas como Balneário Camboriú, Itajai, Itapema e Navegantes. O Guia da Oktober ainda disponibiliza o Guia do Pão Duro – Estadia para quem quer se hospedar gastando pouco.
A região
Durante o período da festa existem outras oportunidades para explorar as delícias de Blumenau e o Oktobertur que oferece vários passeios e, entre eles, um exclusivo para degustação de cerveja. Se você vai dinheiro sobrando se agarre no Guia da Ostentação, mas se a situação é contrária e a verba é curta, veja o Guia para Pão duro.