Saúde e Bem-Estar

Mergulhe no idioma fora de sala

Adriano Justino
13/10/2015 14:25
Thumbnail
Ter vontade, disciplina e compartilhar o conhecimento de idiomas é fundamental. Porém, para absorver um segundo idioma de modo mais rápido e consistente exige que isso extrapole as aulas presenciais, como explica o diretor da Phil Young’s English School, Phil Young. Ele diz que a língua inglesa, por exemplo, não é uma “rocket science”, ou seja, não é um ensino complicado. “Todos podem aprender, desde que haja a dedicação adequada”, diz. Ações pontuais fora da sala de aula e que envolvem rotina, tecnologia e diversão trazendo resultados positivos. Veja e incorpore as dicas dele, de Michael Menzner, professor do Instituo Goethe; e de Miguel Acosta, professor do Instituto Cervantes:
Incorpore em sua rotina
Absorver um segundo idioma de modo mais rápido e consistente exige que isso extrapole as aulas presenciais. Veja como fazer:
Tenha um objetivo por semana
Defina uma meta simples, real e tangível para usar o idioma. Por exemplo, escolha um site diário e leia pelo menos uma matéria por semana, ou ainda, escolha dez palavras que você aprendeu na aula e coloque em uso nos próximos dias.
Escreva bastante
Se for ao mercado, faça a lista de compras no idioma que estiver aprendendo. Anote as tarefas diárias, escreva na agenda ou no diário, e não se preocupe em escrever perfeitamente: a sua proficiência na língua materna não será a mesma da que está aprendendo, pelo menos não no início.
Crie um amigo imaginário
Quanto mais você usar a língua em sua vida, mais o seu cérebro vai considerá-la útil e se interessar por ela. Narre partes do seu dia a um amigo estrangeiro imaginário, como por exemplo quem você encontrou, aonde você foi, o que você comeu.
Leia livros infantis
Procure sempre ler livros que estejam em um nível abaixo do seu. Isso vai facilitar a compreensão total da história, e o aluno se sentirá mais confiante. Se tiver de ler com um dicionário ao lado, a leitura ficará prejudicada. Preze pela quantidade mais do que pela qualidade do livro.
Deixe a tecnologia ajudá-lo
Use o idioma no smartphone ou altere o idioma no browser. Há inúmeros aplicativos que ajudam no aprendizado, como o Duolingo e o Anki.
Filmes certos
Filmes, séries, livros e jogos são essenciais. Em espanhol, veja Valentín (2002), O Segredo de seus Olhos (2009) e Um Franco, 14 Pesetas (2006). Em alemão, jogue Stadt der Wörter (Android e iOS), onde você pode desafiar outros participantes a adivinhar as palavras certas. Do francês, que tal começar com o clássico O Pequeno Príncipe?
Procure atividades divertidas
Pode ser uma visita a parques temáticos, um show de música ou até mesmo uma leitura de poesia. O que importa é curtir o passatempo.
Faça amigos estrangeiros
Isso vai ensiná-lo a expressar seus pensamentos de forma intuitiva, em vez de traduzir mentalmente cada frase antes de falar.
Veja tevê
Alguns canais de tevê estrangeiros oferecem aulas gratuitas do idioma, como o alemão Deutsche Welle, que dá ainda pequenas tarefas para o telespectador. Para o espanhol, busque o site do canal RTVE, com filmes e séries às vezes legendados.
Escute músicas da moda
Há vários apps de reprodução de músicas que oferecem “as mais ouvidas” de diferentes países. Aprenda, traduza e cante junto.