Saúde e Bem-Estar

Chocolate amargo previne cárie

Da redação
01/10/2015 08:00
Thumbnail
Propriedade anticariogênica pode ser encontrado apenas em um tipo de chocolate (Foto: Bigstock)
Mais um benefício do chocolate foi descoberto. Além de colaborar com o coração e com o bom humor, ele também tem propriedades anticariogênicas, ou seja, previne o aparecimento de cáries. Mas, infelizmente, não é qualquer tipo de chocolate que tem essa característica, apenas aqueles com teor de 80% de cacau.
Apesar de ter na composição o açúcar, um dos maiores responsáveis pelo aparecimento da cárie, o chocolate possui flavonoides que inibem o desenvolvimento. A substância teobromina, presente em maior quantidade no chocolate 80% cacau, elimina o Streptococcus mutans, bactéria encontrada na cavidade oral, que contribui para a cárie dentária.
A teobromina é também a responsável pelo sabor amargo no chocolate preto, de acordo com a Vanderli Marchiori, nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). “Por ser encontrada em grande quantidade, essa substância acaba sendo eficaz na prevenção da cárie bucal”, diz Vanderli.
Sozinho não vale
Para que a substância faça efeito, o consumo do chocolate deve ser feito isolado. Junto com outros alimentos, a teobromina pode não ajudar na prevenção da cárie. “O chocolate também não substitui a escova de dentes”, alerta a nutricionista.