Saúde e Bem-Estar

Crianças consomem 70% da quantidade de açúcar recomendada nos lanches

Da redação
08/12/2015 11:42
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Os lanches da manhã e da tarde das crianças brasileiras, em todas as regiões, têm um ingrediente em comum e em excesso. Seja pela bolacha recheada ou pelo refrigerante, cada criança chega a consumir 70% da quantidade de açúcar recomendada pela OMS nos lanches. O excesso leva as crianças a consumirem cerca de 5,8kg de açúcar, ao longo de um ano, contribuindo para os níveis de obesidade do país.
Os dados são da pesquisa  Nutri Brasil Infância II, promovida pela Associação Brasileira de Nutrologia em novembro de 2015, realizada com mais de 3,5 mil crianças entre quatro e 11 anos, de todas as regiões.
Da bolacha recheada, 30% das crianças afirmaram que comem o doce todos os dias, no lanche da tarde. O refrigerante é a bebida mais consumida no lanche da tarde em uma a cada 10 crianças. Depois de um ano, a média é que essa criança tenha consumido 40 litros de refrigerante.
Mesmo o suco de caixinha – também fonte de açúcar – não fugiu das lancheiras. Uma em cada 10 crianças de quatro a seis anos toma sucos industrializados no lanche da tarde. Em um ano, são mais de 3kg de açúcar consumidos só pelos sucos.
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Na região Sul, a média de biscoitos recheados incluídos na lancheira todos os dias cai para 26,3% das crianças. No entanto, no lanche da tarde é o segundo alimento mais consumido (26,29%).
Incrivelmente, a banana está em primeiro lugar, sendo consumida por 29,11% dos entrevistados, no lanche da tarde. Na sequência, frutas cítricas em gomo (26,29%), iogurte com polpa de frutas (23%) e pão de padaria (22,54) completam a lista das lancheiras vespertinas.
Pela manhã, a sequência muda: biscoitos doces sem recheio (15,96%), banana (13,62%), biscoitos doces recheados (12,21%), frutas cítricas em gomo (11,74%) e iogurte com polpa de frutas (10,80%).
Veja os números das outras regiões aqui:
(Imagem: ABRAN)
(Imagem: ABRAN)