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Atividades extras indicadas para cada idade
| Foto: Gazeta do Povo

A escola é de extrema importância para o desenvolvimento de uma criança, mas, com foco nos conhecimentos lógico-matemáticos e linguísticos, é insuficiente para trabalhar as múltiplas inteligências dela. Para isso, os pequenos precisam de atividades extracurriculares de natureza espacial, musical, corporal, interpessoal, etc.

Por vezes, uma única atividade cobre diversas habilidades importantes para o desenvolvimento humano. Cursos de gastronomia, por exemplo, trabalham com a parte de interação entre os ingredientes – que lembra a química da escola -, mas também com habilidades matemáticas, ao exigir que se saiba o que é um litro ou um quilo, e interpessoais, já que, em geral, não se trabalha sozinho, principalmente quando mais novo. Uma das atividades que se destacam pela convergência de habilidades é o escotismo, que trabalha o físico, o mental, relacionamentos interpessoais, etc.

Ainda assim, os especialistas destacam a importância de mostrar à criança esportiva que existem atividades artísticas, à criança artística que existem atividades “intelectuais”, e assim por diante, sem esquecer, no entanto, que é importante respeitar as vontades e aptidões da criança.

 

Idade

Outro fator que deve ser respeitado na escolha da atividade é a idade da criança, o que nem sempre significa deixar de fazer algo por causa da idade, mas procurar locais que ofereçam cursos adaptados à cada faixa etária.

 

0 a 5 anos

Para a primeira infância (até os 5 anos), por exemplo, todas as atividades devem ter um caráter lúdico para que a criança sinta prazer ao executá-la (ao invés de um senso de obrigação). Práticas que envolvam os pais, como a natação para bebês, também são recomendadas, assim como a musicalização.

 

3 anos

A partir dos 3 anos, é recomendado que os cursos envolvam outras crianças e atividades em grupo, porque nessa época os pequenos são muito centrados neles mesmos. Respeitado o desenvolvimento da criança, o ensino de línguas é recomendado a partir dos 4 anos de idade.

 

6 anos

Para crianças a partir dos 6 ou 7 anos, as atividades tanto artísticas quanto esportivas começam a se segmentar um pouco mais, além de apresentar noções das técnicas utilizadas. Se até aquele momento a criança fez musicalização, por exemplo, a partir dali ela pode escolher um instrumento para aprender a tocar.

 

8 anos

Esportes que exigem mais do corpo da criança devem ser deixados para os 8 ou 9 anos e a musculação deve ser deixada para o fim da adolescência, quando a pessoa atingir a maturidade física.

 

Fontes: André Cavazani, psicomotricista relacional e coordenador do curso de História da Uninter; Débora Coletta, coordenadora de natação infantil da Academia Gustavo Borges Barigui; Evelise Portilho, professora de pedagogia da PUCPR; Gabriela Guarnieri de Campos, coordenadora do grupo de estudos em Políticas Públicas e Educação da Unicamp.

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