Saúde e Bem-Estar

Guia de Matrícula: como saber se a escola preza (e transmite) bons valores

Marleth Silva
29/08/2015 15:43
Thumbnail
Não é só o método usado para apresentar o conteúdo que varia de escola para escola. A proposta pedagógica traz embutida os valores em que a escola acredita e que leva aos alunos.
Os profissionais de educação reconhecem nos pais uma preocupação em ver seus filhos sendo estimulados a pensar em valores, o que é visto como algo saudável e, mais que isso, necessário. “Estas crianças e jovens cujos pais estão buscando boas escolas já estão no caminho do sucesso pessoal”, diz a gestora do Colégio Bom Jesus Lourdes, Cleide Barbosa. “Sendo assim, os pais devem estar preocupados em prepará-los para a sociedade, para que contribuam com a comunidade”. É aí que entra na pauta o estímulo a valores como generosidade, honestidade e gratidão.
Procurar uma escola que tenha valores semelhantes ao da família é meio caminho andado para um relacionamento harmonioso.
Dicas
“O primeiro passo é olhar para dentro de casa e se perguntar o que é importante para a família e o que é inaceitável”, diz Paula Pedroso, coordenadora do Colégio Integral. Munidos deste autoconhecimento, os pais acharão mais fácil identificar a escola adequada.
Como encontrar os tais valores da escola?
Como identificar se existe essa sintonia entre família e escola? O retrato vai se formando a partir de informações variadas, desde as festas que a escola promove, as regras do “dia do brinquedo”, a questão da disciplina entre os adolescentes, a postura da instituição em relação à namoro dentro dos muros escolares e a natureza das atividades extraclasse, especialmente no ensino médio.