• Carregando...
Muitos motivos (e formas) de brincar
| Foto:

Para curtir esta que é a Semana do Brincar, convocamos os pais a escolherem alguns jogos que vão estimular a infância dos seus filhos. Confira muitas opções bem legais que separamos para você curtir este fim de semana em família:

 

Amarelinha

Com giz ou fita adesiva, desenhe a amarelinha. A primeira criança vai para o início do diagrama e de lá atira a pedrinha no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, e ora com um pé só. Quando chegar à outra extremidade, faz o percurso oposto e volta para apanhar a pedra, sem pisar na casa em que ela está, repetindo o mesmo procedimento até que percorra todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, ela perde a vez. Vence quem completar primeiro o percurso.

 

Cinco Marias

Cinco saquinhos de areia, ou pedrinhas, cuja brincadeira consiste em jogar cada saquinho para cima, pegar um dos que estão no chão, e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair.

 

Circuito divertido

Faça um circuito para que as crianças desviem os obstáculos e cumpra tarefas, a partir de uma história, como a de um ursinho de pelúcia que precisa ser resgatado na floresta. Dá para usar corda, tábuas de madeira, pneus, bambolês, bolas, garrafas e o que tiver em casa.

 

Corrida das setas

Uma equipe espalha as setas, a outra procura: crie dois caminhos, um correto, outro sem sentido. Siga as setas corretas para encontrar a outra equipe, que estará escondida no final do caminho certo.

 

Dança das cadeiras

Faça um círculo de cadeiras com a parte do assento voltada para fora. As cadeiras devem ser sempre em número menor do que o de participantes. As crianças ficam andando em torno das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem tentar se sentar em uma das cadeiras. Como há menos cadeiras do que participantes, alguém vai ficar em pé e será eliminado da rodada. A cada rodada retira-se uma cadeira e repete-se o mesmo processo sucessivamente, até ter dois participantes e uma cadeira. O que conseguir sentar nesta cadeira, vence!

 

Estátua

Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como mestre, controlando o som do rádio. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz “estátua”! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir espera, sai da brincadeira e espera até que sobre somente um para reinicia. Quem resistir às caretas será declarado o vencedor e assume a posição de mestre.

 

Explore o jardim

Leve os filhos para um dia no jardim, para regar plantas, retirar folhas e flores secas ou, ainda, fazer comidinhas com barro, com água e argila. Ou ainda faça uma hortinha ou plante feijão em casa mesmo.

 

Guerra de água

Em dia quente, encha bexigas com água e joguem uns para outros até que estoure. Faça barquinhos de papel em uma piscina ou bacia. Futebol de sabão diverte: disputado em uma lona grande com água e sabão.

 

Jogos de mãos

Brincadeiras que têm o bater de mãos como o principal desafio. Geralmente, seguem o ritmo de versos que são ditos ou cantados pelas crianças. Entre esse tipo estão china-lá, Popeye e adoleta.

 

Outros

Jogos de bafo (disputa de figurinhas), pular corda, elástico, cabra cega (com olhos vendados, a criança tem de tocar nos outros), batata quente (passar um objeto enquanto toca uma música). Jogos de tabuleiro, batatinha frita um, dois, três, xadrez, ludo, baralhos, queimada e alerta; escravos de Jó, brincadeiras de roda, bets, elástico, bolinha de gude, caçador, vôlei, futebol, esconde-esconde e pé de lata, jogos matemáticos; dominó de letras ou de números e baralhos de animais e repetição e stop de palavras são outras dicas legais.

 

Pega-pegas

Ganha quem pegar os outros, ou quem não for alcançado: vale mãe cola, balança caixão, polícia e ladrão e mãe polenta (quem pega a pergunta “Onde foi parar a polenta?” tem que pegar os outros, que fogem imediatamente colocando a culpa no gato.

 

Piquenique no parque

Um fim de semana de sol, uma toalha quadriculada e uma cesta de guloseimas garantem um bom programa. Deixe as crianças descalças na grama. Leve bola, corda e deixe-os soltos. Ensine brincadeiras antigas aos pequenos. Também dá para ser feito na sala de casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]