Saúde e Bem-Estar

Sinais ajudam pai a identificar filho que pratica bullying

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
03/05/2016 20:00
Thumbnail
Quando se trata de bullying é comum focar a atenção na criança vítima das agressões. No entanto, em muitos casos se esquece de apurar o comportamento do agressor. Assim como o agredido apresenta mudanças no comportamento, a criança ou adolescente que pratica o bullying também pode expor sinais que permitem aos pais identificarem previamente essa atitude.
Estes sinais envolvem atitudes, caráter, linguagem, afetividade e comportamento. “O agressor modifica a estrutura, a linguagem se torna mais agressiva, impõe pensamentos, condutas, desmerece colegas e manipula situações”, observa Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar.
A psicopedagoga esclarece que devido à maior dificuldade de identificação do praticante do bullying o convívio familiar também pode servir de sinal. Entre os indícios que podem representar que o filho é agressor no ambiente escolar estão as atitudes com parentes próximos, como brigas contínuas com irmãos, primos, ou outras pessoas próximas.
Segundo Ana Regina o bullying pode ocorrer não apenas por questões cognitivas, mas também culturais. “A criança nem sempre tem consciência do que pratica”, adverte a psicopedagoga. Para prevenir que a criança se torne agressora, é necessário que os pais conheçam de fato seus filhos e tenham envolvimento com mais diálogo, maior participação na rotina, e manutenção permanente do contato com as escolas.
Na visão da especialista, os pais precisam estar sempre atentos ao problema, seja o filho vítima seja o filho agressor, uma vez que ambos precisam de ajuda e apoio psicológico.