Saúde e Bem-Estar

Tosse prolongada? Saiba em que momento procurar o pediatra

Rafael Adamowski, especial para a Gazeta do Povo
06/06/2016 11:00
Thumbnail
O tempo de duração da tosse em uma criança pode não ser um bom sinal. Em média os sintomas duram de uma semana a dez dias e geralmente estão associados à gripe ou resfriado. Quando a criança continua tossindo após este período, com piora dos sintomas, é o momento de procurar um médico e atualizar o diagnóstico.
Carlos Antonio Riedi, pneumologista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, afirma que o aparecimento de dores e dificuldades de respiração são sinais que requerem mais atenção. Se além destes sintomas a criança passar a vomitar constantemente, por exemplo, pode ser um indício de coqueluche.
Quando associados ao aparecimento de catarros e se a criança não ganha peso, os sintomas podem significar outras doenças pulmonares, como a pneumonia.
Em resumo, o pediatra explica que o tempo de duração, as características, a evolução, sinais e sintomas são determinantes para a busca de um tratamento direcionado. Riedi não indica a medicar a criança sem antes consultar um médico.
A tosse é um mecanismo de defesa do corpo quando algo não vai bem no aparelho respiratório. O organismo tenta expulsar qualquer corpo estranho que esteja causando inflamação ou irritação. Não é considerada doença, mas geralmente é sintoma de alguma enfermidade.