Saúde e Bem-Estar

Você elogia corretamente o seu filho?

Amanda Milléo
25/06/2015 11:00
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Dizer ao seu filho que ele é muito inteligente, talentoso ou que tem o dom para alguma atividade não é o melhor elogio que você pode fazer. Em vez de se sentir incentivada a crescer e desenvolver esse “dom”, a criança fica cada vez mais estressada, pois sente que precisa manter essas qualidades.
Quem propaga a mudança de pensamento dos pais e professores é o consultor de aprendizagem, escritor e educador norte-americano Antonio Rodriguez. Segundo ele, os elogios que focam no esforço e na habilidade em resolver um problema tendem a ser mais positivos e efetivos para as crianças.
O desenvolvimento mental das crianças pode ser comprometido se ela recebe muitos elogios em casa e na escola?
Depende do tipo de elogio. Quando ele se limita a rótulos fixos, como “inteligente”, “talentoso” ou “você tem o dom”, ele cria mais estresse nos alunos, que sentem que eles precisam manter esses rótulos. Os elogios que focam no esforço e na habilidade em resolver problemas tendem a ser positivos e menos estressantes para os alunos. Se uma criança vai bem em matemática, ao invés de dizer que ela é inteligente ou que tem o dom da matemática, a sugestão é elogiar o esforço que ela fez para resolver a prova e as estratégias que usou para se sair bem.
Quais outros problemas podem surgir nas crianças que recebem esse tipo de pressão?
Elas têm muito mais dificuldade em lidar com obstáculos. Se um aluno que está acostumado a ter notas altas tiver uma matéria que faz suas notas caírem, ele tem a tendência a levar isso muito mais para o lado pessoal do que um aluno que recebeu elogios que focam no esforço que, na mesma situação, irá imediatamente começar a traçar estratégias para melhorar suas notas.
Além dos elogios “certos”, quais outras atitudes podem colaborar no desenvolvimento da criança?
Os exemplos dados por figuras importantes na vida das crianças frequentemente moldam como eles pensam e se sentem a respeito do sucesso. Se eles veem seus pais, professores e amigos dando mais importância ao talento ao invés do esforço fica fácil para eles fazerem a mesma coisa.
A partir de que idade as crianças poderiam perceber que suas ações são fruto de um talento ou de um esforço?
É difícil ter certeza, mas eu diria que quanto antes, melhor. Mas, mesmo se esses conceitos forem descobertos mais tarde na vida, nossos cérebros são incrivelmente flexíveis e existem pesquisas riquíssimas que apontam que nós podemos desenvolver mentalidade de crescimento em qualquer idade.