Histórico

Máquina poderosa

Larissa Jedyn
12/12/2005 00:34
larissa@gazetadopovo.com.br
As crianças tentam assoviar até conseguir. E estalar os dedos ou fazer parada de mão. Cair é parte do processo. Com o tempo, as pessoas vão deixando as tentativas de lado e o corpo vai se tornando mais e mais habituado aos movimentos de sempre e, pior, às dores de sempre. Segundo a professora de dança Rossela Terranova, que trabalha como preparadora corporal do elenco da Globo e veio a Curitiba para um curso de consciência corporal no ACT (Ateliê de Criação Teatral), “o corpo humano é a máquina mais perfeita que existe e para fazer uso de todo seu potencial basta estar vivo”. Só que, por falta de conhecimento ou acomodação, ele vai ficando de lado. Pode ser até que você corra de vez em quando ou treine musculação sistematicamente, mas dificilmente seu corpo vai responder tão bem aos esforços quanto se fosse envolvido em alguma ação que lhe desse prazer. “Auto-conhecimento e prazer são a chave da qualidade de vida. Se você conhece os limites do seu corpo, sabe até onde pode ir e que, se tentar, consegue ultrapassá-los. E nada substitui uma atividade feita com prazer. Ao invés de fazer uma esteira que não sai do lugar, com aquela repetição mecânica do movimento, imagine se você puder subir uma montanha, encontrar o melhor caminho, sentir o vento. Tudo na vida é assim”, comenta. “Você até pode fazer uma plástica a cada ruga que aparecer no seu rosto, mas isso não me serve. Prefiro fazer algo que me deixe bem. Não sou antinada, só acho que temos que experimentar de tudo na vida.”
Acostumada a lidar com o corpo e a ajudar os atores a descobrirem a verdade de cada movimento e a consciência corporal para cada trabalho, Rossela diz que o primeiro passo para acertar as contas com o seu corpo é se aceitar da forma que realmente é. Em seguida, ela orienta para que se crie uma consciência do momento, do corpo pleno, sem dor. E depois, que se busque o prazer. “Muita gente fala que não sabe dançar. Pode ser que não tenha técnica para fazer uma apresentação formal de dança, mas tem condições de se movimentar e apro-veitar o momento. É isso que tentamos despertar. É essa característica genuína, verdadeira, que todo mundo pode ter, basta tentar e brincar com isso.”
Elenco
Pesquisando a tônica dos movimentos desde os anos 70, Rossella Terranova ganhou espaço para desenvolver seu trabalho na preparação corporal de elenco de programas e novelas da TV Globo. Seus trabalhos mais recentes foram as novelas América, Da Cor do Pecado, Celebridade, O Clone, o programa Fama, e agora, Belíssima. Segundo ela, “a consciência corporal é o que promove a verdade dos movimentos. É o que ajuda o ator a convencer no papel e o vendedor conquistar o cliente.”