Histórico

Se o sonho acabou, vá de chineque

Danielle Brito
16/07/2006 23:58
dbrito@gazetadopovo.com.br
Em tempos de dietas rígidas de emagrecimento é quase heresia falar de algo tão calórico – e saborosíssimo – quanto o chineque. Schnecke para os alemães, inventores dessa delícia que na língua natal quer dizer caracol, o quitute vai bem com chá, café, capuccino, chocolate quente… Agrada crianças e marmanjos carentes por um bom naco de doce. Esse verdadeiro “pecado”, bastante consumido em Curitiba, nada mais é do que um pão doce enrolado em forma espiral, que pode receber diversas coberturas como a tradicional farofa, goiabada, banana, coco e creme.
A coluna Sabores invadiu a cozinha da Confeitaria Requinte, em Curitiba, e desvendou o segredo do típico chineque, fresquinho e macio por dentro. “Da linha de pães doces, o chineque é o mais pedido. Temos até uma versão mini para eventos”, conta Regina Cazella, proprietária da confeitaria. E para quem está preocupado com a silhueta a confeitaria também tem o chineque light, cuja porção de 40 g tem 103 calorias contra 243 calorias do chineque de farofa e as 391 calorias do de banana com goiaba.
Chineque de farofa
Ingredientes
2 e 1/3 de xícara de farinha
2/3 de xícara de leite
1/4 de xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
3 tabletes de fermento biológico
1 ovo
1 gema
Modo de preparo
Numa panela aqueça 1/3 de xícara de leite, retire do fogo, adicione o fermento e deixe descansar por 30 minutos. Em uma vasilha à parte junte o açúcar, o leite restante, a farinha, o ovo, a gema e a manteiga, misture bem até obter uma massa bem lisa. Adicione o fermento dissolvido e misture bem. Divida, faça os chineques e coloque na assadeira. Deixe descansar por 20 minutos, pincele com gema, coloque a farofa e asse em forno aquecido a 170ºC.
Farofa
2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/4 de xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina
Modo de preparo
Misture a farinha, o açúcar e a margarina até obter a farofa.
Receita da Confeitaria Requinte, fone (41) 3339-5565.