Lançamentos

As Alices agora darão palpites

Eloá Cruz
15/04/2016 22:00
Thumbnail
O universo feminino do Clube da Alice resolveu sair da cartola do coelho, invadir as plataformas digitais e dar seus palpites por aí. O grupo secreto do Facebook, restrito a mulheres, ganha a partir deste sábado (16) um blog completo dentro do portal de notícias da Gazeta do Povo.
Reunindo o sucesso do Clube da Alice e a credibilidade construída na abordagem da temática feminina por mais de 30 anos pelo Viver Bem, o blog Palpite de Alice será feito por 20 colunistas e vai abordar 17 temáticas, de moda e beleza à comportamento, turismo e gastronomia.
Para a gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, Andrea Sorgenfrei, a parceria é bastante positiva. “O novo blog vai tratar não só de assuntos sobre o universo feminino, como de toda a pluralidade de temas do nosso núcleo: Viver Bem, Haus e Bom Gourmet. É um casamento perfeito”, comemora. Segundo Andrea, o debate e a troca de ideias, com o novo produto, vão enriquecer o conteúdo digital.
A fundadora do Clube da Alice, Mônica Balestieri Berlitz, não tem dúvidas de que a parceria entre Clube da Alice e Gazeta do Povo é interessante e atrativa. “Diferentemente do grupo no Facebook, o blog será aberto para participação, inclusive de homens. A nossa ideia é levar informação a cada vez mais pessoas, ampliando o número de ‘palpiteiros’”, diz ela.
Palpiteiras e também palpiteiros. A participação estritamente feminina ficou apenas para o grupo secreto, que ainda não permite a entrada de homens. Já no novo blog, os homens poderão colaborar participando dos debates propostos nas postagens. Eles também têm a possibilidade de serem colunistas fixos. “Vamos começar com 20 colunistas, mas o convite fica aberto a todos que queiram participar escrevendo no Palpite de Alice, independentemente de ser, ou não, membro do grupo secreto”, esclarece Mônica Berlitz.
O grupo Clube da Alice, que hoje abraça cerca de 202 mil participantes, virou uma rede de relacionamento rico em indicações e troca de experiências. Para Mônica, a interação entre as alices no espaço se compara a conversa entre vizinhas. “O Clube da Alice é como uma grande conversa entre vizinhas, que indicam serviços, trocam figurinhas e até expõem intimidades”. O blog agora vai fazer parte de tudo isso.
Ao centro, Ivy Lemes, Mônica Berlitz e Thayza Melo, rodeadas pelas colunistas do novo blog Palpite de Alice.
Ao centro, Ivy Lemes, Mônica Berlitz e Thayza Melo, rodeadas pelas colunistas do novo blog Palpite de Alice.
Segunda-feira
Temas como empreendedorismo e comportamento ficam sob o comando da empresária e designer Thayza Melo, da psicóloga Pedra Bucci, da psicóloga e pedagoga Luciene Batisti e da servidora pública e mamãe Ellen Queiroz.
Terça-feira
Toda terça, a designer stylist e visual merchandising Ivy Lemes, a modelo e hairstylist Letícia Estevez e a tatuadora e ilustradora Bárbara Nhiemetz vão se revezar para falar sobre o universo da beleza, com muitas dicas e palpites dessa temática.
Quarta-feira
No meio da semana, a médica Raquel Camargo, a médica gastroenterologista Danielle Kiatkoski, a tritatleta e ex-ciclista profissional Cynthia Duarte, a médica pediatra Juliana Loyola Presa, a naturóloga Luciane Botelho e a dentista Karen Petrelli de Castro vão dar palpites nas áreas de medicina, esportes e bem-estar.
Quinta-feira
O mundo da moda vai receber os palpites de Ivy Lemes e das visual merchandisers Jessica Pires e Elidiane Witkoski todas as quintas-feiras no blog.
Sexta-feira
A empresária, fotógrafa e produtora cultural Mônica Balestieri Berlitz, a fotógrafa Lu Berlese, a blogueira e advogada de formação Marcia Toccafondo, a cantora, compositora e instrumentista Monica Bezerra, e a estudante de cinema Duda Berlitz vão publicar seus palpites na sexta nas áreas de cultura geral e fotografia.
Sábado
O turismo e gastronomia serão abordados no sábado pela empresária e designer Thayza Melo, pelo designer Lorenzo Bernardi e pela empresária e administradora Mariane Werneck Botelho.
Domingo
Neste dia, a jornalista Bruna Esmanhoto publica perfis de participantes do Clube da Alice, a pedagoga Danielle Lourenço Hoepfner escreve sobre o cotidiano das Alices. A cantora Jennifer Mosello conta das experiências das Alices pelo mundo e a empresária Mônica Balestieri Berlitz vai contar histórias de bem.
Ivy Lemes, 27 anos
Formada em design de moda, Ivy nasceu em Santo Antônio da Platina, no interior do Paraná. Atua como visual merchandiser com especialização em styling e produção de moda. Ivy adora viajar e pesquisar sobre o universo da moda. Para ela, o trabalho também é seu hobby.
Mônica Balestieri Berlitz, 46 anos
Fundadora do Clube da Alice, Mônica tem formação profissional em direção e produção de espetáculos musicais. Mônica, que nasceu em Paranavaí, no interior do estado, adora livros de ficção científica e é Pottermaníaca. A produtora é casada e tem uma filha de 19 anos, Duda Berlitz, que é estudante de cinema e também colunista do Palpite de Alice.
Lançamento do blog teve happy hour divertido
Na última quinta-feira (14), colunistas e convidados participaram do evento de lançamento do blog Palpite de Alice, que aconteceu no Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, no Espaço A Fabrika. As fundadoras do Clube de Alice Mônica Berlitz e Ivy Lemes apresentaram o projeto a todos os colaboradores do blog, ao lado da diretora da Gazeta do Povo, Ana Amélia Filizola, e da gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, Andrea Sorgenfrei.
O clima da festa deu uma prévia de como será o espírito do novo blog: um ambiente divertido, plural, cheio de estilo e repleto de companheirismo.
Durante o evento, foram realizados sorteios de brindes das lojas Capitollium, Silvia Doring e AtelierMix. Os doces e salgados da festa foram produzidos pela Padaria Guarani e doceria Silvia Frandsen. A Família Fardo colaborou com espumantes e o mobiliário e a decoração foram cedidos pela locadora Madera.
Do Palpite para o Clube, e de novo ao Palpite
Era para ser uma revista digital. Há dois anos, Mônica Balestieri Berlitz e Ivy Lemes resolveram criar uma revista, a Palpite de Alice, para divulgar o trabalho delas. Mônica, na fotografia, e Ivy, na produção de moda. “Íamos atrás de vários produtos, falávamos de temas universo feminino usando nossa produção e nossas fotos”, conta Mônica. Para ajudar na divulgação da revista digital, hoje já extinta, um grupo secreto foi criado, mas a interação com o público era pouca. “Queríamos saber o que elas achavam do conteúdo, ter um feedback”, diz. E foi a partir dessa necessidade que surgiu, despretensiosamente, o Clube da Alice.
A fundadora achou melhor dar um nome diferente da antiga revista digital, para que ficasse claro que as duas propostas eram diferentes, mas mantiveram o Alice para mostrar que as ideias se complementavam. As primeiras convidadas do grupo secreto do Facebook eram mulheres, cada uma de um universo diferente. Médicas, psicólogas, empresárias. Com essa rede de relacionamento, as participantes do grupo criavam dentro da rede social promoções e ofereciam desconto em serviços e produtos umas para as outras.
Nos primeiros meses, alcançaram três mil alices. O boom começou quando uma das colaboradoras, a empresária Giovana Tarquinio, resolveu convidar todas as suas amigas para o clube, mais de duas mil mulheres. “A gente tinha três mil em um dia e cinco mil no dia seguinte. E essas alices convidaram outras, que convidaram outras. Quando chegamos a 12 mil membros, decidimos só aceitar os convites pendentes”, diz Mônica.
Hoje, mais de 202 mil mulheres participam do Clube da Alice, que não é só um grupo interessante para trocar indicações de produtos e divulgar serviços, mas também uma plataforma para troca de ideias e experiências femininas.
Confira como foi ao happy hour de lançamento do blog Palpite de Alice no Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo.
A diretora da Gazeta do Povo, Ana Amélia Filizola, as fundadoras do clube Mônica Berlitz e Ivy Lemes, a colunista Thayza Melo e a gerente do Núcleo Estilo de Vida, Andrea Sorgenfrei. Fotos: Letícia Akemi
A diretora da Gazeta do Povo, Ana Amélia Filizola, as fundadoras do clube Mônica Berlitz e Ivy Lemes, a colunista Thayza Melo e a gerente do Núcleo Estilo de Vida, Andrea Sorgenfrei. Fotos: Letícia Akemi
Flávia Frandsen e Indianara Pazeto.
Flávia Frandsen e Indianara Pazeto.
Colunistas, representantes da Gazeta do Povo e convidadas durante brinde em comemoração ao novo blog.
Colunistas, representantes da Gazeta do Povo e convidadas durante brinde em comemoração ao novo blog.
Acantora e colunista do blog Monica Bezerra animou o evento em apresentação de voz e violão.
Acantora e colunista do blog Monica Bezerra animou o evento em apresentação de voz e violão.
Sirleide Hasenauer, Eliane Ribas, Marília Gonzaga, Simone Lima, Marjory Choinski e Vivian Sens.
Sirleide Hasenauer, Eliane Ribas, Marília Gonzaga, Simone Lima, Marjory Choinski e Vivian Sens.
Mônica Berlitz e as colunistas  Raquel Camargo, Pedra Bucce, Cynthia Duarte, Luciene Batisti e Márcia Toccafondo.
Mônica Berlitz e as colunistas Raquel Camargo, Pedra Bucce, Cynthia Duarte, Luciene Batisti e Márcia Toccafondo.
A jornalista Bruna Esmanhoto e a designer Bettina Martinelli.
A jornalista Bruna Esmanhoto e a designer Bettina Martinelli.
As colunistas Dani Kiatkoski e Danielle Lourenço.
As colunistas Dani Kiatkoski e Danielle Lourenço.
Renata Trevisan, Mônica Berlitz e Alessandra Pancera.
Renata Trevisan, Mônica Berlitz e Alessandra Pancera.
Giulia Chrisostomo, Dani Chrisostomo e Dani Kiatkoski.
Giulia Chrisostomo, Dani Chrisostomo e Dani Kiatkoski.
Débora Hecke com sua pequena Sarah, e Kátia Burg com a  filha Maria Clara.
Débora Hecke com sua pequena Sarah, e Kátia Burg com a filha Maria Clara.