• Carregando...
7 dicas para os idosos que vão pular carnaval
| Foto:

O carnaval está chegando e engana-se que só os jovens se divertem com a folia. Contudo, cada idade necessita de alguns cuidados especiais para aproveitar os dias de folia com muita alegria e diversão sem comprometer a saúde e a segurança.  “Apesar de o momento ser de alegria e curtição, são necessários alguns cuidados básicos, ou seja, nada de sair para os bailes sem tomar as devidas precauções. Protetor solar, garrafinha de água, sapatos adequados, chapéu, comer bem e realizar um alongamento são itens que não devem ser esquecidos antes, durante nem depois das festas”, explica André Santos da Silva, enfermeiro do residencial Lar Sant’ Ana em São Paulo.

Alongamento

É importante lembrar que para realização de qualquer atividade física o ideal é contar com a ajuda de um profissional da saúde ou educação física especializado em saúde do idoso. O alongamento consiste em uma sequência básica de movimentos para os membros superiores, inferiores e pescoço. A ideia é que o corpo aquecido esteja preparado para realizar movimentos como dança ou caminhadas.

Protetor solar

Não poupe o uso do protetor solar. Passe por todo o corpo e dê mais atenção para as partes que ficam expostas ao sol. Lembrete: o produto tem duração de poucas horas, é importante reaplicar ao longo do dia. Verifique no rotulo do produto o tempo de duração para realizar uma nova aplicação. Além do uso do protetor solar, procure usar bonés e chapéus como uma proteção extra contra os raios solares.

Bolsa

Segurança sempre. Lembre-se de carregar uma bolsa pequena confortável para guardar itens indispensáveis, como documentos, protetor solar, celular e dinheiro.

Beba água

Não é nenhum segredo que consumir água auxilia o bom funcionamento do corpo. Por isso, hidrate-se – não deixe de carregar uma garrafinha com água para consumir durante a festa. Atenção: ao beber água, aumentará a vontade de urinar, portanto certifique-se de que haja banheiros próximos para evitar segurar a urina – essa atitude pode gerar problemas em longo prazo. Uma boa alternativa para hidratação é a água de coco

Calçado

Os pés não podem ser deixados de lado durante a farra. São eles que dão o ritmo da animação, então atenção redobrada. Muitos acidentes em idosos ocorrem por instabilidade na pisada, por isso, é importante usar calçados de borracha e fechados. Para conhecer o sapado adequado é necessário fazer uma visita ao médico especialista.

Roupa

Se a folia for na rua em blocos, procure vestir roupa leves que permita que a pele transpire, caso a festa em ambientes fechados que possuam ar condicionados ou ventilação natural, pode caprichar nos paetês e fantasias.

Medicações

Procure tomar todos seus remédios nos horários de costume e conforme a orientação medica. Assim evitamos qualquer contra tempo durante a folia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]