Saúde e Bem-Estar

A ciência atrás dos cabelos brancos

Marina Mori
27/11/2015 22:00
Thumbnail
Mudanças
Confira o que acontece com as madeixas ao longo dos anos.
Cor
Cada pessoa tem um relógio biológico de melanócitos (células que produzem a melanina). Portanto, o surgimento dos fios brancos pode ser mais rápido ou lento para cada um. Estresse, cigarro e doenças crônicas aceleram esse processo.
Branco total
Os cabelos brancos são mais frágeis e, quando perdem cor, os fios crescem com menos frequência. Além disso, todos os danos são permanentes, ou seja: usar muita chapinha, secador e tinturas agressivas pode quebrar o fio e deixá-lo mais fraco.
Textura e volume
A cutícula é a camada mais externa do fio e funciona como uma barreira protetora. Quando envelhecemos, ela se torna menos espessa pela falta de proteínas e lipídios. Também há menos irrigação de sangue no bulbo capilar. O resultado são fios mais finos, opacos e ásperos ao longo do tempo.
Cuidados
Para evitar esses sinais, o ideal é hidratar o cabelo pelo menos uma vez por semana. Produtos disponíveis no supermercado, como máscaras e ampolas especiais, ajudam bastante.
Alimente-se melhor
A alimentação também tem papel fundamental nesse processo. A ciência comprova que o consumo diário de frutas, verduras e cereais contribui para cabelos mais saudáveis. Alimentos ricos em ferro, sais minerais e zinco ajudam na renovação dos fios.
Evite prender os cabelos
Prender os cabelos com frequência é prejudicial. Essa tração constante pode causar calvície e até mesmo a quebra dos fios.
Limpeza
Quanto mais espuma o xampu faz, pior ele é. Isso porque há muito detergente nas fórmulas, o que resseca e enfraquece os fios. Aposte em xampus com PH fisiológico, sem corantes nem sal. São indicados produtos com extrato de alecrim e semente de girassol em sua composição. Na hora de pentear, use escovas com dentes largos e use o secador a partir de 30cm de distância.
Fontes: Luciano Barsanti, médico e tricologista, diretor do Instituto do Cabelo em São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia/ Christine Graf Guimarães, médica dermatologista e membro da International Society of Hair Restauration Surgery e Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar.