Saúde e Bem-Estar

Caminhar é preciso

Vivian Faria
30/03/2015 23:02
Thumbnail
Não há atividade física tão universal quanto a caminhada. Mesmo quem não tem o hábito de ir a parques ou pistas específicas para praticá-la tem a chance de caminhar todos os dias para realizar atividades do dia a dia, como ir à padaria, por exemplo – e isso, segundo o geriatra dos Hospital de Clínicas da UFPR, Paulo Honaiser, já é benéfico.
“Caminhar uma hora por dia é o ideal, e a pessoa pode dividir isso em três caminhadas de 20 minutos ou seis de dez minutos”, diz. O fracionamento se adapta melhor à rotina e faz com que os sedentários se acostumem aos poucos com a prática de exercícios físicos e comecem a sentir seus benefícios.
Cuidados necessários
Ainda assim, é preciso que os mais velhos tomem alguns cuidados. “A prevalência de doenças do aparelho locomotor nessa faixa etária são maiores. Se tiver artrite nos joelhos, a caminhada não é o exercício mais recomendado”, diz o professor de educação física da Unicamp, Taiguara Dertelli, que indica uma análise prévia de saúde.
A avaliação física completa antes do início da prática é essencial, assim como a orientação e o acompanhamento de um profissional habilitado, e o uso de roupas e calçados adequados.
Fortalecimento
Antes de começar, preparar os músculos é fundamental.
Para quem quer apostar na caminhada como forma de se manter saudável, verifique a necessidade de recuperar a força muscular antes de começar . “Imagine alguém sedentário há muito tempo. Ele não faz exercício, tem um nível baixo de atividade diária, perdeu massa muscular, já tem uma série de dificuldades. Vai ser penoso começar o exercício”, diz Dertelli. Para estes, a dica do professor da Unicamp é iniciar a prática de atividades físicas por ginásticas e exercícios resistidos. “Qualquer tipo de ginástica que promova o fortalecimento, como a de condicionamento, a calistênica, a hidroginástica, lian gong ou alongamento”, enumera.