Saúde e Bem-Estar

Conheça quatro aplicativos desenvolvidos para idosos

Vivian Faria, especial
24/03/2016 11:00
Thumbnail
Apps mais acessíveis
Para idosos desacostumados à tecnologia, os smartphones podem ser um desafio: ícones pequenos, muitas funções, ambientes complexos. Por isso, algumas empresas resolveram se dedicar a simplificar as coisas, desenvolvendo aplicativos que tornam os smartphones mais acessíveis para a terceira idade. Apresentamos alguns deles:
CPqD Alcance
Criado para atender às necessidades de deficientes visuais de diferentes graus e várias idades, o aplicativo para sistema Android é ideal para idosos que têm dificuldades para enxergar. Além dos ícones grandes, o aplicativo possui funções como a de narração, que conta para o usuário em que função está clicando, e de leitor de textos. Disponível para sistema Android.
Phonotto
Além de uma tela de bloqueio, o aplicativo possui uma tela inicial com ícones grandes e coloridos. Na parte de cima, há três espaços para contatos de discagem rápida. No centro da tela, botões para acessar a função telefone, as mensagens, os contatos e a galeria de foto e vídeos. Abaixo disso, um botão para o teclado do telefone e outro para ver os aplicativos. Disponível em português para sistema Android, com versão gratuita e paga.
WisePhone
Com foco em facilidade e segurança, o aplicativo apresenta apenas três botões em sua tela inicial: telefone, contatos e SOS, que deve ser acionado em caso de emergência. Ele envia uma mensagem para o contato designado com a localização do idoso. Se essa pessoa ligar para o idoso naquele momento, o telefone atende em vivavoz automaticamente. Disponível em versões gratuita e paga para sistema Android.
Wiser – Simple Launcher
O aplicativo gratuito possui uma tela inicial com seis (grandes) ícones: contatos, telefone, mensagem, câmera, galeria e aplicativos. Na parte dos contatos, é possível fazer uma lista de favoritos. Disponível em inglês, espanhol, francês, japonês e português (de Portugal) para sistema Android.