• Carregando...
Ex-fumantes devem fazer exames anuais
| Foto:

Se você largou o cigarro há menos de 15 anos, fique atento às mais recentes diretrizes médicas para o rastreamento de doenças pulmonares, em especial o câncer de pulmão. Elas sugerem que o ex-fumante faça acompanhamentos periódicos para avaliar a saúde dos pulmões, especialmente se já passou dos 50 anos de idade e tem histórico de câncer de pulmão na família, o que aumenta as chances de desenvolver a doença. O exame indicado pelos médicos é a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose de radiação, que permite uma investigação multifacetada e precisa dos órgãos.

“A TC, que deve ser feita anualmente, é o melhor exame para detectar o câncer de pulmão, mesmo nos estágios mais iniciais da doença. A indicação deve ser feita por um médico oncologista ou pneumologista e tem como público-alvo pacientes que largaram o cigarro há menos de 15 anos, mesmo que assintomáticos”, detalha o cirurgião oncológico do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Vinícius Basso Preti. O câncer de pulmão é silencioso e só manifesta sintomas em seus estágios mais avançados, quando são baixos os índices de sobrevida do paciente.

Um estudo realizado nos Estados Unidos pelo National Lung Screening Trial apontou uma redução de 20% nas taxas de mortalidade por este tipo de câncer em pacientes de alto risco que realizaram tomografias anuais de rastreamento. Segundo Preti, a TC também é capaz de identificar achados como cicatrizes e granulomas, além de detectar condições como enfisema pulmonar, possibilitando um tratamento precoce para melhorar a qualidade de vida.

Rápida e indolor, a tomografia é uma aliada inquestionável para o controle da saúde pulmonar. “A parte mais crítica é mesmo abandonar o cigarro. Estimamos que cada paciente terá, pelo menos, três recaídas durante a tentativa. Então, contar com o auxílio médico é fundamental”, finaliza o médico. A TC anual de rastreamento é ofertada na rede particular, pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, e também coberta pelos planos de saúde.

Para os ainda fumantes, a TC de rastreamento também é indicada, mas a recomendação imediata é abandonar o tabagismo. O fumante deve procurar ajuda especializada para a realização de uma avaliação individual e determinação dos melhores métodos de controle.

Benefícios imediatos

Deixar de fumar é a maior (e mais difícil) atitude que o tabagista deve tomar. Para quem toma essa decisão, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima apenas 20 minutos para que a pressão sanguínea e a pulsação voltem ao normal. Apenas 8 horas depois do último cigarro, o nível de oxigênio no sangue é normalizado. Entre 12 e 24 horas, os pulmões já funcionam muito melhor e, 3 semanas mais tarde, os benefícios são sentidos na cor da pele, paladar, respiração e circulação. Apenas 1 ano é necessário para que o risco de morte por enfarte caia pela metade, e um intervalo entre 5 e 10 anos para que a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco seja a mesma de quem nunca fumou.

 

LEIA TAMBÉM:

<<>>

<<>>

<<>>

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]