Saúde e Bem-Estar

Julie Andrews chega inspiradora aos 80

Thatiana Bueno
01/10/2015 17:07
Thumbnail
A britânica é uma oitentinha poderosa. (Foto: REUTERS/Fred Prouser)
Nesta quinta-feira em que se comemora o Dia do Idoso é também o aniversário de 80 anos da atriz Julie Andrews. Uma data encantadora não? E para celebrar este dia separamos cinco fatos inspiradores da vida da atriz que ficou famosa especialmente por suas performances em variados musicais do teatro e do cinema. Confira:
Multitarefa
Julie começou a cantar aos 7 anos e soube conduzir sua carreira. Além de atriz, Julie é também cantora, dançarina, diretora teatral, escritora (de livros infantis e inclusive de uma autobiografia) e dubladora. A voz dela está em animações de sucesso como os filmes do Shrek (ela fez a mãe da Fiona).
Premiada
Além de ter recebido um Oscar de melhor atriz, Julie tem cinco Globos de Ouro, três Grammys e dois Emmys, dentre outros prêmios. Ela tornou-se a única atriz a ter vencido um Oscar pela atuação num filme de Walt Disney, pelo musical Mary Poppins (1964), que também marcou sua estreia no cinema. Quando estrelou o clássico A Noviça Rebelde (“The Sound of Music”, 1965), uma das maiores bilheterias de todos os tempos, teve uma segunda indicação ao Oscar. Não venceu mas consolidou sua carreira. Além de ter uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood, Julie Andrews recebeu um tributo no Oscar deste ano pelo conjunto da obra. O tributo foi interpretado por Lady Gaga e foi um mash-up de várias músicas do filme A Noviça Rebelde.
A homenagem feita no Oscar de 2015. (Foto: Divulgação)
Justa
O ano era 1996 e Julie recusou a que seria a sua terceira indicação à mais alta honraria concedida aos artistas do teatro, o Prêmio Tony. Seria para a categoria melhor atriz em musical, em que ela era inclusive a favorita a ganhar, pela performance na peça “Victor/Victoria”. Ela recusou porque o restante do elenco e equipe da peça foram ignorados pela premiação.
Alta honraria
Nascida na Inglaterra, Julie Andrews foi homenageada pela Rainha Elizabeth II com a Ordem do Império Britânico em dezembro de 1999. E em 2002 foi eleita uma das 100 maiores personalidades britânicas de todos os tempos, ocupando a 59ª posição.
Superação
Seu alcance vocal foi danificado em 1997 após uma mal-sucedida cirurgia para a retirada de alguns nódulos não-cancerosos de sua garganta. O fato a tornou incapaz de cantar e foi a despedida dos musicais. Porém, mesmo profundamente deprimida ela recorreu a um acompanhamento psicológico para que pudesse superar a perda.