Saúde e Bem-Estar

Maduros procuram…um novo amor

Bel Victorio
29/12/2015 09:00
Thumbnail

(Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo)

Com uma expectativa de vida maior, os idosos voltaram a planejar o futuro. Para os viúvos e divorciados, dentro desses planos — de estudar, viajar ou trabalhar —, inclui o de buscar um novo parceiro, para compartilhar essas experiências.
O relacionamento nessa fase tem suas vantagens em relação ao amor jovem. “O idoso tem mais experiência, suas expectativas são diferentes: ele não idealiza mais o parceiro, nem procura uma grande paixão. Quer um companheiro, alguém que lhe dê apoio e participe da sua vida”, explica a psiquiatra Rita Cecília Ferreira, responsável por um dos grupos voltados a idosos do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de São Paulo.
Namoro pela rede
Os bailes não são mais os únicos locais de encontro. Para facilitar essa busca, entram os sites e aplicativos de namoro, que ainda oferecem alguma resistência aos mais velhos pela falta de intimidade com a máquina ou por medo de golpes, diz a especialista, que dá dicas. “Não se exponha, não dê nem seu telefone, nem indicações de sua situação financeira. Marque o encontro em ambiente aberto e próximo a outras pessoas”, aconselha Rita.
Quem sentiu a demanda dos idosos e investiu foi a escola de inglês e informática curitibana Forever Young 50 +, especializada, que oferece o curso de namoro online. Nele, o aluno aprende os caminhos técnicos de como navegar em sites de namoro e dá dicas de segurança. Facebook e sites voltados ao namoro, como o Par Perfeito, estão entre os mais requisitados. As aulas custam de R$ 20 a R$ 30 a hora.
Serviço
Forever Young 50 +. Rua Doutor Roberto Barrozo, 1.346, Centro Cívico. (41) 3335-0001.