• Carregando...
Foto: BrunnoCovello/Gazeta do Povo
Foto: BrunnoCovello/Gazeta do Povo| Foto:

É normal quando os filhos saem de casa bater a “síndrome do ninho vazio”. A partir disso, começam as queixas frequentes e o alerta deve ser acendido: é preciso sair, conhecer novas pessoas, e, de quebra, balançar o esqueleto para que a depressão não apareça. “Não dá para o idoso ficar em casa esperando a visita dos filhos ou netos, eles precisam se distrair, e dançar é um ótimo programa. Ajuda muito mais que uma terapia, porque só traz benefícios: ele faz amigos, mexe o corpo, e sai de casa”, afirma Luciane Bertoncello, psicóloga do Hospital Vita. O geriatra da Santa Casa de Curitiba e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Jose Mario Tupina Machado  faz coro: “para envelhecer bem é preciso se sentir útil, necessário e se divertir. Ter participação ativa na comunidade, estar inserido em um contexto social, tudo isso ajuda a terceira idade”, coloca Machado.

 

Adelsom Clube Show

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

 

Sociedade Recreativa Internacional Água Verde

Os melhores bailes para a terceira idade em Curitiba

 

Baile do pato

Os melhores bailes para a terceira idade em Curitiba

 

Albatroz Clube Dançante

Os melhores bailes para a terceira idade em Curitiba

 

Clube Recreativo Dom Pedro II

Os melhores bailes para a terceira idade em Curitiba

 

Sesc Centro e Água Verde

Foto: BrunnoCovello/Gazeta do Povo
Foto: BrunnoCovello/Gazeta do Povo

 

SAIBA MAIS

Um estilo de vida sedentário pode fazer com que aconteçam perdas em quatro áreas importantes para a saúde e independência motora: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. É o que explica a professora mestre em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rosecler Vendruscolo, que há 15 anos desenvolve pesquisas sobre a ação da atividade física na vida do idoso. Veja alguns programas indicados:

  • Hidroginástica
    É considerada a forma de exercício ideal para as pessoas idosas, principalmente aquelas com problemas ósseos, como osteoporose e artrose, além de ser eficaz para fortalecer a musculatura e reduzir a perda de massa óssea.
  • Dança
    Por ser uma atividade aeróbia, muitas vezes é uma recomendação médica com intuito de amenizar sintomas de algumas patologias como: hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão e exercícios para memória.
  • Natação
    Interfere na frequência cardíaca e no consumo de oxigênio. Entre os benefícios, aumento da disposição e a possibilidade de executar atividades da vida diária que antes não conseguiam.
  • Caminhada
    Acelera o metabolismo e queima calorias, melhora o sistema circulatório, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, aumenta a sensação de bem-estar e deixa o cérebro mais saudável. (Carla Rocha, especial para a Gazeta do Povo).

 

SERVIÇO
Adelsom Clube Show, Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3900, Sítio Cercado. Fone: (41) 3039-5454 e (41) 3039-6888. Baile do Pato, Rua Elizabeth de Souza, 66, Guarituba – Piraquara. Fone: (41) 3667-2771. Clube Recreativo Dom Pedro II, Rua Brigadeiro Franco, 3662, quase esquina com a Rua Chile, bairro Rebouças. Fones: (41) 3332-8865 / 3152-1555 / 9607-5762.  Club Albatroz, BR-116, Pista Lateral, 20141, Pinheirinho. Fone: (41) 3349-1614. Sociedade Recreativa Internacional Água Verde, Avenida Iguaçu, 2712, esquina com a República Argentina, bairro Água Verde, fone (41) 3242-1925/ (41) 3244-0734. Sesc Centro, Rua José Loureiro, 578, fone (41) 3233-7422; e Sesc Água Verde, Avenida República Argentina, 944, fone (41) 3342-7577.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]