Saúde e Bem-Estar

Por que você deve comer uma castanha ao dia

Carla Rocha
21/05/2015 18:26
Thumbnail
Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP comprovou que o uma unidade de castanha por dia é o suficiente para melhorar a produção de selênio no organismo. A principal vantagem disso é a melhora das funções cognitivas de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL), que é considerado um estágio intermediário entre o envelhecimento normal e as demências, como a Doença de Alzheimer.
Segundo a nutricionista e pesquisadora da USP Bárbara Cardoso, apenas uma unidade de castanha-do-brasil – ou castanha-do-pará como é mais conhecida – fornece 288,75 microgramas de selênio ao dia, aumentando o consumo desse mineral para além da recomendação diária (55 microgramas/dia), mas sem ultrapassar o limite tolerável de 400 microgramas.
A pesquisa foi feita com idosos de ambos os sexos, no Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, 95% deles apresentavam deficiência em selênio. Para fazer os testes passaram a consumir uma castanha por dia pelo período de seis meses. Ao final desse tempo, todos deixaram de apresentar a deficiência. Também foi diagnosticada a melhora do domínio cognitivo, como a fluência verbal, capacidade de copiar desenhos, reconhecimento de figuras, entre outros.
Bárbara explica que o selênio atua no combate à formação de radicais livres e evita o declínio cognitivo, ou seja a perda de atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, principalmente em idosos.