Saúde e Bem-Estar

Proteja a pele das manchas de idade

Amanda Milléo
30/03/2015 23:41
Thumbnail
Muito sol, por vários anos, sem a proteção adequada do filtro solar, faz com que a pele “derreta”. Rosto, colo e mãos são as principais vítimas dos raios ultravioletas, que deixam a pele flácida, sem sustentação, envelhecida e com várias manchas. Além da estética, manter o excesso de sol longe é questão de saúde. Os raios prejudicam as células de defesa na pele, abrindo espaço para fungos, vírus e bactérias.
Manchas senis não são algo natural, segundo a dermatologista do Hospital Marcelino Champagnat, Vanessa Nunes. “A pele envelhece porque temos uma restrição natural do colágeno com a idade, deixando mais fina e com rugas. Mas, as manchas aparecem quanto maior for a exposição ao sol sem proteção”, afirma. Cigarro, substâncias químicas e poluição são fatores secundários, mas também importantes para o envelhecimento precoce da pele.
Lavar as mãos com frequência faz com que o filtro saia com facilidade, e sem reposição, a mão fica mais exposta que o rosto. “Filtro solar deveria ser igual escovar os dentes, você escova várias vezes ao dia, e sempre tem uma escova onde quer que vá. O filtro precisa dessa dedicação”, diz a dermatologista.
Tratamento
Se elas apareceram e teimam em ficar, a dermatologista da clínica Cepelle e professora de dermatologia da UFPR, Fabiane Brenner, diz que os tratamentos variam entre ácidos clareadores, que melhoram a textura, reordenam as células e estimulam o colágeno; peelings que ajudam na estrutura; laser, indicado para melhorar a flacidez da pele; e luz pulsada, aparelho semelhante ao laser, com uma resposta maior.
Se crescer?
Em geral, as manchas aumentam com o passar da idade, mas isso não pode ser motivo de descuido. Se surgir uma pinta nova, uma lesão que cresceu, que coça ou sangra, há possibilidade de que seja um câncer se formando. O ideal é sempre procurar um médico dermatologista para ficar atento às mudanças.
Dias nublados
Mesmo em dias que o sol não aparece, não significa que não esteja lá, nem mandando os raios ultravioletas. Em média, a nuvem consegue absorver apenas 20% da radiação solar, deixando 80% para a sua pele desprotegida.
Antes dos 50 anos
Um dos tratamentos para a pele flácida é a injeção de ácido polilático, que estimula a produção de colágeno, mas os resultados são melhores quando iniciados antes dos 50 anos. Para outros tratamentos, não há limite de idade, apesar da máxima “quanto antes, melhor” valer aqui também.
10 anos
É quanto uma pele sem cuidados pode parecer envelhecida em relação a uma pele bem cuidada, com filtro solar e hábitos saudáveis.