• Carregando...
Relaxar sem culpa elimina estresse entre idosos
| Foto:

Ser feliz na terceira idade é possível, mas há obstáculos que surgem naturalmente, principalmente após a aposentadoria, e que deveriam ser encarados com mais serenidade. Segundo Helina Ogasawara, gestora executiva do instituto Vita de Ensino e Pesquisa (Ivep) e condutora do Viver Mais Vita – Melhor Idade, sentir que está “dando trabalho” aos outros e não conseguir relaxar sem desenvolver um sentimento de culpa são atitudes que geram infelicidade nos idosos e devem ser repensados. Confira a entrevista exclusiva da do Viver Bem, da Gazeta do Povo, com ela:

O que mais acarreta tristeza nos idosos?

O momento do reconhecimento da sua dependência, quando se sentem imobilizados para retribuir o auxílio recebido. É aquele sentimento de estar incomodando, dando trabalho.

O estresse quando se entra na terceira idade advém de quais situações?

Abster-se do convívio social. Sentir-se inseguro, desprotegido do núcleo familiar. Problemas financeiros também causam ansiedade. Questões familiares como discussões e doenças são outros fatores de estresse.

Como se livrar de pesos desnecessários após se aposentar?

Reconhecer a atual situação como um prêmio e também como um merecido descanso ajuda bastante. Aceitar com alegria a nova fase da vida e não tentar substituir as obrigações do trabalho por outras (como assumir responsabilidades de familiares para ocupar o tempo) também são boas dicas. Focar em viver o momento presente, respeitar-se e tomar consciência de que é possível relaxar sem culpa é fundamental.

LEIA TAMBÉM

<<>>

<<<10 sinais de alerta em idosos>>>

<<>>

Como fazer uma “faxina” em coisas do passado que nos atrapalham?

O método de qualidade 5s proveniente do Japão pode ser um grande aliado. Nesse processo, utiliza-se cinco passos principais para organizar ambientes, trazendo maior conforto e bem-estar, mas que podem ser usados na vida do idoso: seiri (utilização), seiton (arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (higiene) e shitsuke (disciplina)

Como esse sistema funciona?

Por exemplo, quando se pergunta: essa mágoa do passado é útil para mim? (Utilização). Ou ainda: vou lembrar tudo o que ocorreu. (Arrumação). Como posso fazer uma limpeza dessa mágoa? (Limpeza). Se limpar minha mente posso me sentir melhor (Higiene). Mas, é preciso disciplina para que os mesmos pensamentos, sentimentos ruins/mágoas, não ocupem mais espaço em minha vida. (Disciplina)

Reformar a casa, jogar coisas velhas fora. Isso pode ajudar a mudar nosso modo de pensar?

Claro! Como um hábito, limpar, organizar o ambiente externo, nos permite e facilita o processo interno. Como no método 5s, podemos seguir os passos de qualidade total aplicando na empresa e na nossa vida.

Ser feliz na terceira idade tem a ver com você estabelecer expectativas plausíveis?

A felicidade na terceira idade é como a felicidade na meia-idade, na adolescência, na infância. É preciso adaptar-se às condições, limitações de cada época da vida. Para uns, felicidade é ter sucesso, dinheiro, reconhecimento, para outros a felicidade é amar e ser amado. E qual está certo e qual está errado? Não existe uma única resposta. Depende do ponto de vista de cada um, segundo sua história de vida, os caminhos por onde percorreu. O importante é seguir o seu sonho, o que traz e faz sentido a sua vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]