Saúde e Bem-Estar

“Senhoras do Calendário” questiona padrão de juventude e a mulher na terceira idade

Da redação
12/02/2016 12:29
Thumbnail
O papel da mulher na sociedade é abordado pelo professor Eduardo Araújo no projeto “Senhoras do Calendário”. Idealizado com o objetivo de repensar o conceito do que é ser jovem e estimular a autoestima feminina, sobretudo na terceira idade, o projeto exalta a feminilidade em uma fase da vida em que ainda há muito a se oferecer, mas os preconceitos impostos pela sociedade barram muito do que poderia ser feito pela maioria dessas mulheres.
“Pensando no significado das mulheres no mundo atual, buscamos estratégias diferenciadas para mostrar a luta por respeito e direitos humanos”, aponta Araújo.
As senhoras que aparecem no calendário participaram de um workshop voltado à terceira idade feito em asilos e abordam a temática da valorização da terceira idade. Uma das participantes, Dayse Brasil, de 60 anos, conta que a princípio ficou com medo da repercussão de tirar uma foto nua, mas que foi em frente. “Tem sempre uma preocupação. Só contei para o meu marido depois de fazer as fotos, mesmo tendo certeza que me apoiaria, e ele adorou”, diz.
Sem fins lucrativos, o projeto é feito em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro e a cada edição busca ajudar instituições e comunidades carentes. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) já foi beneficiado e teve uma ala reformada. Este ano, o grupo auxilia o projeto Circulando, da Secretaria de Desenvolvimento Social, que atende moradores de rua.