Saúde e Bem-Estar

Alguns passos para envelhecer melhor

Carla Rocha
01/01/2016 09:00
Thumbnail
Apegue-se a uma religião
A espiritualização auxilia o indivíduo a se aprimorar por atitudes solidárias, valores éticos e morais e a melhora das relações interpessoais. Proporciona bem-estar, eleva a autoestima, o que ajuda a obter e a manter a qualidade de vida.
Seja ativo
Mental e fisicamente. Leia, converse, atualize-se. A participação social é bem importante. Uma boa dica é ter uma comunidade ou grupo de atuação.
Conscientize-se
O envelhecimento é natural e normal no ser humano. A idade não determina o que se pode ou não fazer. Depende de cada um, hoje se envelhece com muito mais saúde e qualidade de vida. A idade não determina nada.
Não seja ranzinza
Ser feliz é fundamental para envelhecer bem. Procure viver bem, aceite-se, pratique a resiliência, a capacidade de superar as mágoas da vida e não guardar rancor.
Coma bem
Nós somos o que comemos e a alimentação saudável é essencial em qualquer fase da vida. Após os 60 anos, ainda mais. Fique atento aos ingredientes que compõem seu prato.
Mexa-se
A atividade física é recomendável e fundamental para manter as funcionalidades de locomoção e vitalidade. Todo exercício precisa de acompanhamento médico.
Fonte: Débora Lopes, presidente da Sociedade de Geriatria e Gerontologia do Paraná.