Saúde e Bem-Estar

6 trilhas leves para curtir a natureza

Bel Victorio
30/07/2015 00:01
Thumbnail

(Foto: Divulgação)

DE NORTE A SUL DO PARANÁ
Trilhas para quem não dispensa o contato com a natureza:
>Nível de intensidade: Fácil
Cachoeira da Mariquinha
Em Ponta Grossa, a queda de 30 m forma uma prainha. Acessada por uma trilha de 15 minutos, ladeada por formações de arenito e capões de mata nativa. Acampe ou busque o caminho que leva a pinturas rupestres.
Parque Mata dos Godoy
Em Londrina, o parque estadual tem um passeio rápido, que exige pouco esforço, mas nem por isso sem graça. Com 1 km cada, as trilhas têm ricas reservas genéticas, com 200 espécies de árvores – peroba, figueira e pau-marfim –, e 180 de pássaros.
Saltos Puxa Nervos e Santa Rosa
Em Tibagi, as duas cachoeiras ficam na mesma região. Até a Puxa Nervos, queda de 40 m em meio a mata fechada, são 10 minutos. Com pique suba na cabeceira e pratique rapel. Para o Santa Rosa, são 5 minutos até a cachoeira de 60 m, com um paredão aberto e piscina natural.
>Nível de intensidade: Médio
Parque Estadual Lago Azul
Em Campo Mourão, com trechos de mata fechada e aberta e resquícios de cerrado, a cachoeira e o lago claro se destacam. Pela trilha Peroba anda-se 4 km. A caminhada de uma hora e meia é segura e com poucas subidas.
Salto da Fortuna, Morretes
Até a cachoeira de 50 m, envolta por mata fechada, é uma hora. Além de caminhar, é preciso passar por uma pequena travessia de rio e por trechos íngremes (300 m).
Parque Estadual Vila Velha
Em Ponta Grossa, os arenitos (foto), furnas e a lagoa dourada fazem a visita valer a pena. É possível escolher entre três trilhas planas, percorridas entre 40 minutos e duas horas. Um dos diferenciais é que o local oferece transporte que leva o visitante até as trilhas, percorridas com o auxílio de guias.
Fontes: Celso Luis Maceno Filho, consultor de viagens e proprietário da Calango Expedições;Hálisson Benini, consultor de viagens e proprietário da Paraná Eco Viagem; Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
PREPARE-SE
O que vestir e o que levar para uma trilha leve:
Vá com roupas confortáveis e tênis para caminhar. Não se esqueça de por na bolsa: filtro solar, repelente, óculos de sol, lanche e água. Se o tempo estiver ensolarado, vale levar chapéu ou boné, além de roupas para banho, toalha e chinelo em locais com cachoeira.