Saúde e Bem-Estar

Ajuda mamãe: aplicativo interpreta choro do bebê

Bruna Covacci
07/01/2016 12:17
Thumbnail
Quer saber por que seu filho não para de chorar? Um aplicativo desenvolvido em Taiwan promete facilitar a vida de mães e pais. Basicamente, o ‘The Infant Cries Translator’ (Tradutor de Choro Infantil) pode reconhecer e diferenciar uma variedade de sons de choro dos bebês, avisando os responsáveis sobre as necessidades da criança.

Ao longo de dois anos, os pesquisadores coletaram cerca de 200 mil sons de choro de 100 recém-nascidos e criaram um vasto banco de dados. Depois, a análise da frequência dos gritos ajudou a distinguir diferenças sutis no som. Em apenas 15 segundos, o aplicativo analisa os gritos do bebê e envia as informações para o smartphone dos pais.
#gallery-1 { margin: auto; } #gallery-1 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 50%; } #gallery-1 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-1 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
Em entrevista para a NBC News, os criadores do aplicativo afirmam que a sua precisão chega até 92% para crianças com menos de duas semanas de idade, e pode informar se a criança está com fome, sono, dor ou com a fralda suja. A precisão cai conforme aumenta a idade do bebê. Quando eles chegam aos dois meses de vida, estimativa é de 85%, enquanto que para os de quatro meses, a precisão é de 77%. Depois dos seis meses, o aplicativo perde a eficácia devido à maior interferência do ambiente na vida da criança. A tecnologia está disponível para iOS e custa US$4,99.