Saúde e Bem-Estar

Controlar o peso e hidratar a pele previne estrias de gravidez

Carolina Kirchner Furquim, especial para a Gazeta do Povo
29/04/2016 16:00
Thumbnail
Temidas pelas futuras mães, as estrias que surgem durante a gravidez aparecem pelo mesmo motivo de qualquer outra: quando a capacidade elástica da pele é sobrecarregada pelo ganho de peso, em especial se repentino, gerando a ruptura das fibras de colágeno e elastina presentes na derme (a camada mais profunda da pele).
“O aparecimento de estrias é mais comum no último trimestre da gravidez, mas elas podem se manifestar até mesmo depois do parto, em diferentes espessuras e níveis de intensidade. O problema é mais recorrente em mulheres gestantes muito jovens (as fibras elásticas atingem a maturidade com o passar do tempo), de baixa estatura e baixo índice de massa corporal”, explica Anarosa Sprenger, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. O fator genético também é preponderante, o que explica o fato de algumas mulheres, que têm a pele mais elástica por natureza, passarem pela gestação ilesas a essas cicatrizes.
A barriga e os seios costumam ser as partes do corpo mais suscetíveis ao aparecimento de estrias em grávidas, embora a lateral da cintura, coxa e glúteos também sejam atingidos. Não existe predisposição maior por tipo de pele, mas é sabido que peles menos hidratadas tendem a sofrer mais com o problema.

“Estrias avermelhadas têm melhor resposta a tratamentos dermatológicos que amenizam e melhoram o aspecto das linhas. Quando brancas, já são cicatrizes definitivas, o que torna as terapias menos eficazes”.

Anarosa Sprenger, dermatologista.

Prevenção
Algumas atitudes podem ser tomadas para prevenir o surgimento de estrias, embora nenhuma delas seja capaz de superar a influência da hereditariedade. A primeira recomendação dos médicos dermatologistas para a prevenção é manter o ganho de peso dentro do esperado durante os meses de gravidez, cultivando, com o conhecimento do médico obstetra, uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável.
Depois disso, cuidar da hidratação da pele, por dentro e por fora, também pode ajudar a reduzir a chances de surgimento das estrias. Beber muita água (ao menos 2 litros por dia) e utilizar cremes e óleos são atitudes que mantêm a pele hidratada, ajudando as fibras de colágeno e elastina a suportar a pressão causada pelo estiramento da pele.
Tratamento
Estrias avermelhadas apresentam melhor resposta aos tratamentos dermatológicos disponíveis para amenizar e melhorar o aspecto das linhas. Quando brancas, já são cicatrizes definitivas, o que torna as terapias menos eficazes”, afirma Anarosa.
Entre as opções para minimizar o problema estão a aplicação tópica de ácidos, como o retinoico (que pode ser feita em casa), peelings, tratamentos a laser e infravermelho e microagulhamento, que estimula a produção de colágeno pelo organismo através de microlesões feitas na pele. Todos são indicados somente após a fase de amamentação e os primeiros resultados podem ser observados já entre a segunda e terceira sessões.