Saúde e Bem-Estar

Coworking para mães trabalharem junto dos filhos inaugura em Curitiba

Da redação
21/09/2015 17:59
Thumbnail
Espaço funciona em uma casa dividida em área para as profissionais e espaço para crianças entre seis meses e cinco anos. (Fotos: Divulgação/Anderson Lago)
Já está em funcionamento desde o último sábado, dia 19, o primeiro espaço de coworking em Curitiba no qual mães podem trabalhar ao lado dos filhos. O Mamaworking fica no bairro Alto da XV e se propõe a ser um local de trabalho em que as mães possam fazer intervalos frequentes para participar ativamente da rotina dos filhos. Como em um coworking normal, se paga por hora, ou há pacotes com descontos e vantagens. Mãe e filho podem usar os serviços sem agendamento ou matrícula, com liberdade de horários ou ainda estabelecer uma rotina de uso do espaço. Pais também são bem-vindos, pois uma das razões centrais do projeto é que os coworkers tenham um local para trabalhar e consigam equilibrar o trabalho e o tempo com os pequenos.
A casa de 500 metros quadrados onde funciona o Mamaworking possui 10 ambientes e é dividida em área para as profissionais e espaço reservado às crianças entre seis meses e cinco anos, inclusive um jardim. Até 45 mães podem ser atendidas no projeto idealizado pela publicitária e empreendedora Valquiria Porto. Ela ressalta que, mesmo sem ser um espaço educacional, o espaço infantil foi desenvolvido considerando a importância e responsabilidade de estar com crianças.Então enquanto a mãe divide com outras profissionais a casa equipada com wi-fi, secretária para recados e até café, as crianças participam de um projeto de aprendizagem criado pela doutora em Educação, Andrea Cordeiro.
A equipe que vai atender mães e crianças no local passou por treinamento e são profissionais com formação em pedagogia, artes visuais e dança. De acordo com a coordenadora infantil do Mamaworking, Adriana Barretta, o foco está no acolhimento: “Um dos principais direcionamentos do Mamaworking é trabalhar o vínculo entre mulheres e filhos enquanto a mãe retoma seu lado profissional. Para tanto, nossa equipe precisa ser sensível a este momento da relação mãe e filho e estar preparada para ser um apoio estrutural e emocional”, explica.
Valquíria complementa que o apoio motivacional é imprescindível. “Às vezes é bastante solitário ser mãe, a vida com o bebê em casa​ traz uma rotina sem troca de ideias e experiências.  Em um coworking materno, a mãe se sente acolhida nas suas questões tão específicas e retoma suas atividades profissionais e sociais aos poucos”, conclui.
O modelo de coworking maternos começaram a surgir no país neste ano e, além do Mamaworking no Paraná, há o Casa de Viver em São Paulo, idealizado por Carina Lucindo Borrego, que foi o primeiro do Brasil a pensar nesse conceito de pais e filhos ocupando o mesmo ambiente.
Serviço:
Endereço: Rua Camões, 1275, Alto da XV
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Contato: (41)3022-0932
A idealizadora do Mamaworking, Valquíria Porto, em um dos espaços do projeto que é pioneiro em Curitiba. (Foto: Divulgação/Anderson Lago)