• Carregando...
Exames que quem quer engravidar deve fazer
| Foto:

Imunização necessária

Exames

Triagem antes e durante a gestação, o hemograma verifica anemia e alteração na produção de leucócitos e de plaquetas, essenciais para a coagulação. Exames de fezes, urina e Papanicolau são de praxe porque oferecem um panorama geral da saúde da mulher. Além disso, são indicadas sorologias que averiguam doenças infectocontagiosas (rubéola, sífilis, hepatites e HIV) que a futura grávida tem ou já teve e às quais está imune.

Vacinação

São essenciais para toda grávida a vacina da gripe e uma tríplice que imuniza para difteria, tétano e coqueluche (DTP). Vacinas com vírus ou antígenos atenuados (rubéola, sarampo, varicela e caxumba) devem receber maior atenção, pois não podem ser tomadas na gravidez. Contra gripe, hepatite B e DTP podem ser tomadas na gestação.

Após os 35 anos

Além dos exames gerais, podem necessitar de testes para doenças crônicas como diabete e hipertensão, mais prevalentes nesta idade. Devem ter acompanhamento mais rigoroso e exames mais frequentes. Passam por ultrassons mais detalhados e com o teste integrado de sangue, que avalia se o feto tem variação no número de cromossomos, condição ligada a síndromes como a de Down.

Rubéola

Transmitida por vírus, a doença é uma das mais graves que a gestante pode contrair. A infecção traz diversas complicações para fetos, como malformações congênitas, surdez, problemas cardiológicos e oftalmológicos, além de aborto.

Fontes: Myrna Campagnoli, médica do Laboratório Frischmann Aisengart, e Edimilson Migowski, pediatra e infectologista

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]