Saúde e Bem-Estar

É possível ter filhos após tratar um câncer?

Bel Victorio
24/11/2015 22:00
Thumbnail
Medo, dores e desgaste emocional estão entre as consequências do câncer de mama. A esses impactos soma-se também a preocupação com a maternidade entre as mulheres que têm esse desejo.
É verdade que o tratamento, sobretudo a quimioterapia, pode impactar a fertilidade, mas a distância da menopausa é uma condição favorável às mulheres jovens, segundo especialistas.
Existem atitudes que podem ser tomadas para aumentar as chances de engravidar futuramente, diz Cícero Urban, mastologista do Hospital Nossa Senhora das Graças. “Há medicações que colocam o ovário em ‘repouso’ no momento da quimioterapia”, cita.
Outra possibilidade é congelar os óvulos, processo com custo elevado, que depende também da possibilidade de se adiar o tratamento. Os ciclos de ovulação demoram cerca de 20 dias, mas pode ser necessário esperar de três a quatro ciclos para ter um número razoável de óvulos para se fazer a fertilização, diz o especialista.
Após o tratamento
Médicos indicam esperar cerca de dois anos após o tratamento antes de tentar engravidar, porque após esse período é menos provável que o câncer retorne. “Mas procuramos avaliar caso a caso, porque depende da gravidade do tumor, se foi mais ou menos agressivo”, diz José Linhares, oncologista e mastologista do Hospital Erasto Gaetner.
Dois anos depois
Tentar engravidar somente dois anos após o tratamento é o indicado por especialistas. Isso porque após esse período é menos provável que o câncer retorne. Porém, cada caso é avaliado particularmente, porque depende da gravidade do tumor, se foi mais ou menos agressivo.