Saúde e Bem-Estar

Nova resolução desburocratiza gravidez após os 50 anos

Agência RBS
24/11/2015 22:00
Thumbnail
Nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada em fins de setembro deste ano, diminui a burocracia para que mulheres acima dos 50 anos realizem procedimentos para engravidar. Esta faixa etária, entretanto, ainda é considerada de risco e exige cuidados.
Até então, 49 anos era a idade limite para procedimentos de reprodução assistida, e tinha-se que recorrer à entidade para obter autorização para continuar ou começar um novo tratamento. A decisão traz autonomia para as mulheres avaliarem com a equipe médica a possibilidade de iniciar um tratamento.
“As resoluções devem acompanhar o avanço das técnicas e as mudanças sociais. A gravidez depois dos 50 anos é de alto risco, mas o conselho deve reconhecer que a mulher tem liberdade de avaliar com seu médico o que é melhor”, comenta Adelino Amaral Silva, membro da Câmara Técnica de Reprodução Assistida do CFM.
Nilo Frantz, especialista em reprodução humana, explica que, antes, era feita uma avaliação que incluía exames clínicos, cardiológicos e endocrinológicos. Esses dados iam para os conselhos regionais de cada estado, e em alguns casos o federal, e o pedido demorava até dois meses para ser respondido. Se a paciente não apresentasse as condições ideais de saúde, era desencorajada ainda no consultório.
Prematuridade
Mulheres nessa faixa etária precisam de bom quadro de saúde – doenças como diabete ou hipertensão inviabilizariam que um médico aceitasse fazer o procedimento. Há também riscos maiores de que o bebê nasça prematuramente ou com pouco peso. “Continua a recomendação da comunidade médica de que se pare de tentar aos 50 anos, mas abrem-se exceções de acordo com o quadro clínico de cada uma”, explica Mariangela Badalotti, diretora científica da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. “Não há um profundo conhecimento da gestação nessa idade. O médico deve se certificar de que há condições para engravidar, e a paciente, entender que, por mais saudável que esteja, vai enfrentar riscos maiores”, diz.