Saúde e Bem-Estar

Isabella tem evolução clínica e sai da lista de transplantes

Anna Carolina Amaral especial para a Gazeta do Povo
24/05/2016 11:00
Thumbnail

O sorriso de Isabella registrado pela mãe Paula Heidy

Paula e Daniel estão comemorando a alta da pequena Isabella Fuentes Silva, que ficou mais de seis meses internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital pequeno Príncipe, em Curitiba, e entrou para a lista de transplantes em busca de um novo coração.
Isabella entrou em contato com o citomagalovírus, que evoluiu para uma miocardite, causando o crescimento do coração e provocando uma queda significativa em sua função cardíaca. Depois de sofrer uma parada e não responder as altas doses de medicação, ela foi colocada na lista de transplantes.
LEIA TAMBÉM
A cardiologista responsável pelo caso Marilise Sandrini continuou o tratamento clínico, uma vez que transplantes nessa faixa etária são muito difíceis. Há um mês e meio Isabella começou a apresentar melhoras clínicas e passou a responder à medicação, para a alegria dos pais que veem a pequena como uma inspiração para a campanha de incentivo a doação de órgãos.
Há uma semana Paula e Daniel puderam comemorar a alta de Isa e se emocionam com cada sorriso da bebê. “Hoje ela está sem medicação endovenosa, a função cardíaca está quase normal e o coração já está no tamanho normal”, explica a doutora Marilise.
O tratamento continua com estimulação oral e motora e acompanhamento direto pelas próxima semanas. Mas segundo a cardiologista é muito difícil que Isabella volte para a lista de transplantes depois dessa evolução clínica.