Saúde e Bem-Estar

Como dar o primeiro banho no bebê

Bel Victorio
25/07/2015 00:09
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

O hábito do banho diário é cultural e não obrigatório. Dar banho no recém-nascido três vezes por semana é o suficiente. Como ele está mais sujeito à perda de calor, banhe-o próximo ao meio-dia, a hora mais quente do dia.
Prepare o ambiente
Feche as janelas para interromper correntes de ar e, se o tempo estiver frio, aqueça o cômodo a 24°C. Separe todos os produtos de higiene, a roupinha e a toalha. Encha a banheira e deixe-a na temperatura correta (entre 36°C e 37°C), medida por termômetro ou verificada com o antebraço ou a palma da mão. Coloque a banheira em uma superfície plana, firme e segura ou use uma com pernas, para prevenir problemas de coluna. Para evitar hipotermia, o bebê só deve ser despido após essa preparação.
Cuidado ao posicionar o bebê
Toda delicadeza é pouca para impedir quedas ao colocar a criança na banheira ou ao virá-la de costas. Forre a banheira com uma toalhinha ou uma fralda de pano. Mantenha um dos braços nas costas do bebê o tempo todo, inclusive quando ele estiver na banheira. Como um dos braços se mantém nessa posição, a higiene é feita com uma mão só. Há redes com furinhos que podem ser fixadas à banheira, dando um apoio extra à criança, mas esse acessório não substitui o braço de um adulto.
Use produtos neutros
Para não irritar a pele sensível, use sabonetes e xampús sem cor e sem perfumes, com PH neutro. Use pequenas quantidades de produto, pois o excesso de espuma pode retirar a proteção natural da pele.
Dê atenção ao umbigo
O coto umbilical cai em até duas semanas. O coto pode ser fonte de infecções e requer que, após o banho, seja secado com cuidado e depois higienizado com álcool 70%. Essa limpeza pode ser feita até duas vezes por dia.
Seque com cuidado
A pele do recém-nascido é mais sujeita a lesões. Por isso, a secagem deve ser delicada, sem esfregar, e feita com toalha limpa e macia.
Onde banhar? Banheira, chuveiro ou balde?
Dar o banho no chuveiro deixa o bebê mais exposto e, portanto, mais suscetível à hipotermia, por isso não é indicado para recém-nascidos. O balde, por ter uma base menor do que a banheira, requer mais habilidade no manejo e deve ser utilizado com cautela. Por isso, a banheira é a opção mais prática e segura para recém-nascidos.