Saúde e Bem-Estar

Vacinas: guia prático para mamães de primeira viagem

Camila Tremea, especial para Gazeta do Povo
20/01/2016 12:45
Thumbnail
É sua estreia como mamãe e, certamente, mais do que ninguém, você está zelando pela saúde do seu bebê e, por isso, não deixaria de vaciná-lo ainda nos primeiros dias de vida. Por razões óbvias. As vacinas protegem a crianças de diversas doenças. Com esta preocupação, o Ministério da Saúde atualizou o calendário nacional de vacinação para 2016. Veja a seguir, os cuidados iniciais para as mamães de primeira viagem.
Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2015/2016
Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2015/2016
Ainda não conhece as doenças?
Tuberculose
Doença contagiosa transmitida pelo ar pela fala, espirro ou tosse. É produzida por uma bactéria que atinge os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas e, inclusive, levar à morte.
Paralisia Infantil
Também contagiosa por meio do contato direto com pessoas, ou ainda, com água e alimentos contaminados. É provocada por vírus e caracterizada pela paralisia súbita das pernas.
Difteria
Causada por um bacilo, produtor de uma substância tóxica que atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele. Altamente contagiosa, sendo transmitida pela tosse ou espirro de uma pessoa contaminada.
Tétano
Infecção também causada por substância tóxica que entra no organismo por ferimentos e atinge o sistema nervoso central. Os sintomas são dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.
Coqueluche
A tosse comprida é uma doença infecciosa que atinge o aparelho respiratório e se caracteriza por ataques de tosse seca. É transmitida pelo ar em contato com uma pessoa contaminada.
Sarampo
Doença muito contagiosa causada por vírus que causa febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida pela tosse, espirro ou fala especialmente em ambientes fechados.
Rubéola
Outra doença muito contagiosa, provocada por vírus que provoca febre e manchas vermelhas na pele. É transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Caxumba
Doença viral caracterizada por febre e aumento de volume das glândulas responsáveis pela produção de saliva na boca. É transmitida pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas.
Hepatite B
Causada por vírus que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele amarelada.