Moda e beleza

Adriana Czelusniak - adrianacz@gazetadopovo.com.br

A idade da sua pele

Adriana Czelusniak - adrianacz@gazetadopovo.com.br
03/10/2010 03:06
2 – Denise Maximiliano (com camisa branca na foto acima), pedagoga, 42 anos
A limpeza diária e o uso de uma base que tem filtro solar não bastam para Denise, que se empenha na prevenção das primeiras rugas com tratamentos não-invasivos. “Gosto do Sculptra porque ele estimula a produção do colágeno pela minha própria pele. Já experimentei botox também, na área dos olhos. Hoje sinto um pouco de flacidez no rosto, mas não penso em cirurgia ainda, a medicina preventiva está tão avançada que temos de aproveitar”, diz.
3 – Tirsá Salla John (com casaco preto na foto acima), bancária, 50 anos
Sabe aquelas pessoas que não revelam a idade de jeito nenhum? Pois Tirsá revela com orgulho que já chegou aos 50, mas faz boquinha de siri quando perguntada sobre qual tratamento a deixa com a aparência tão jovem. O que conseguimos descobrir? “Tenho hábitos saudáveis, com uma boa alimentação e prática de exercícios físicos, confiança no profissional que me atende, filtro solar e dermocosméticos prescritos para mim”, revela.
Ele jura que pelo rosto nunca fez nada que tenha ido além da aplicação diária do filtro solar, antes da caminhada. “Eventualmente passo um creme hidratante. Não tenho um, mas pego o que encontrar em casa”, diz Plínio, fingindo descaso. O modelo diz que está em paz com a sua aparência, “não sou mais um garotinho e cada ruga tem a sua história”. Mas é só cutucar um pouco pra ele revelar: “Se fosse pra fazer alguma coisa, eu daria uma mexida na área dos olhos…”
Aos 30 anos
Neste período a pele começa a ter alterações de coloração, resultando no aparecimento de manchas e pequenos sulcos. As primeiras linhas entre as sobrancelhas e o sulco nasolabial, vinco entre as asas do nariz e o canto dos lábios, aparecem. A região ao redor dos olhos também dá os primeiros sinais de desgaste, assim como as manchas provenientes de sol, uso de anticoncepcionais e fumo. Para amenizar o problema, são indicados cremes que contenham ácido retinoico e ácido glicólico, eficientes para estimular o colágeno e inibir a ação progressiva das rugas.
A limpeza do rosto deve ser feita com um sabonete ou uma loção de limpeza que não cause a sensação de repuxamento, seguida da aplicação do filtro solar pela manhã e ao meio-dia. Os procedimentos estéticos, assim como em qualquer outra fase da vida, precisam ser recomendados por um dermatologista – geralmente tem bastante eficácia luz intensa pulsada, laser fracionado, peelings, preenchimento e aplicação de toxina botulínica para suavizar linhas de expressão. Também é importante manter a pele hidratada, para que ela preserve o aspecto jovem e saudável.
Atualmente há mais mulheres de 30 a 35 anos com acne e uma das causas é o estresse. Ele aumenta o estímulo da glândula supra-renal, que produz os poucos hormônios masculinos do organismo feminino. Ao caírem na circulação, esses hormônios estimulam a produção da glândula sebácea. A acne que surge pode ser atacada com peelings superficiais, que fecham poros e reduzem a oleosidade da pele.
Aos 40 anos
A pele se torna mais ressecada e sem viço, principalmente nas mulheres, como consequência da diminuição gradativa da produção de estrogênio, causada pela menopausa. As alterações pigmentares se acentuam e podem ficar com a superfície áspera, surgem rugas de expressão como os “pés-de-galinha” e alterações musculares do 1/3 médio da face, evidenciando a depressão das olheiras e o “bigode chinês”. Os bons hidratantes dão lugar aos cosméticos com propriedades anti-idade, com estimulantes de colágeno. Uma flacidez nada discreta toma conta do rosto, começando a comprometer o aspecto jovem de antes. As rugas ao redor dos olhos, os sinais de expressão que costumam aparecer na testa e entre as sobrancelhas, o sulco nasolabial e as manchas claras e escuras se tornam mais evidentes, assim como a falta do contorno facial. Surgem as rugas de repouso e as telangiectasias (vasos vermelhos ou arroxeados na face).
Além da limpeza e do creme noturno com hidratante, antioxidante e ácidos podem ser utilizados cremes tensores para ajudar na flacidez e podem ser feitas aplicações de toxina botulínica para amenizar as rugas de expressão na área dos olhos, na testa e entre as sobrancelhas. Pode ser feito também um preenchimento temporário com ácido hialurônico nas olheiras e no bigode chinês, peelings, laser de erbium ou de CO2 fracionado para melhora das rugas; e radiofrequência para melhora da flacidez. A luz pulsada tem indicação tanto para as alterações pigmentares quanto para tratamento das telangiectasias.
Nesta fase há um aumento na procura pela cirurgia das bolsas palpebrais (bleferoplastia), para tirar só pele ou pele e bolsas de gordura. Também pode ser feita a cirurgia que visa corrigir a queda dos tecidos das bochechas, recolocando a estrutura na sua posição original.
Aos 50 anos
Há um agravamento das características anteriores e flacidez na região do pescoço, com o surgimento da papada.
A flacidez excessiva compromete bastante o contorno do rosto, os vincos na região dos lábios pioram e a área dos olhos sofre com uma intensa flacidez e sobras de pele.
Para mulheres, um recurso eficiente para este período da vida é a reposição hormonal, que recupera boa parte do vigor da pele. Assim como suplementos vitamínicos, que diminuem o estresse oxidativo, proveniente da exposição solar. Entre os procedimentos estéticos, trazem benefícios peelings médios e profundos, diferentes aplicações de laser como a luz pulsada, os fracionados de CO2, o infravermelho e a radiofrequência; além de preenchimentos com ácido hialurônico. Estão sendo feitos novos pontos de aplicação da toxina botulínica no 1/3 inferior da face e no pescoço, o chamado “Nefertiti Lift”, com a intenção de adiar um lifting facial cirúrgico, e o preenchimento das maçãs do rosto para devolver a harmonia das feições. Para o pescoço, um lifting resolve na correção da flacidez dos músculos e para tirar o excesso de gordura e de pele.
Aos 60 anos
A partir desta idade convive-se com rugas profundas, flacidez intensa, pele mais fina (portanto, mais vulnerável à ação do tempo), papada proeminente, manchas muito aparentes, vasinhos à vista, sulco nasolabial evidente e sobra excessiva de pele nas pálpebras. Torna-se imprescindível o uso de cosméticos que contenham substâncias preenchedoras na fórmula, como os que contêm ácido hialurônico, por exemplo, que melhora a produção de glicosaminoglicanas, substância natural que deixa a pele com mais tônus e elasticidade. Produtos com vitamina C e E também são indicados, pois amenizam os sinais de envelhecimento, assim como os ácidos tópicos, que estimulam o colágeno; e os clareadores, que atuam sobre as manchas, suavizando-as. Durante a cirurgia de face, ou em procedimento feito por dentro da boca, é retirada a bola de bichat, uma porção de gordura que aparece na bochecha. Isso ocorre, entre outras coisas, devido a uma forte diminuição dos hormônios sexuais, visto que nesse período a mulher já entrou na menopausa. Outro sintoma que compromete o rosto nessa fase é o aparecimento de mais vasinhos sanguíneos. Os cremes de tratamento diário devem conter forte poder de hidratação, além de ácidos glicólico e retinoico para promover a renovação celular. Nessa idade as pessoas passam a optar por tratamentos mais agressivos, como a cirurgia de face mais avançada, quando é feita uma incisão completa que se estende por detrás das orelhas até o couro cabeludo e o resurfacing com laser.
Fontes: cirurgião plástico Alan Landecker; médica cosmiatra Adriana Vidal Schmidt, mestre em alergia; cirurgião plástico Sergio Amaral Gradowski; dermatologista Jesus Rodriguez Santamaria, chefe do serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da UFPR; dermatologista Karim Helmer, do setor de Cosmiatria do Hospital de Clínicas da UFPR. Livro: Beleza sem Cirurgia, de Monica Martinez e Patrícia Rittes (Editora Senac).
* * * * * * * * * * * * *
Interatividade
Você já considerou a possibilidade de fazer um tratamento mais invasivo no rosto? Mande a sua idade junto à resposta.
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.