Moda e beleza

Marina Fabri, especial para a Gazeta do Povo

Saiba porque o ácido hialurônico é conhecido como ácido da beleza

Marina Fabri, especial para a Gazeta do Povo
24/05/2017 12:00
Thumbnail

Inverno é época ideal para hidratantes injetáveis, cujo efeito dura até seis meses. Foto: Bigstock

Ele vem sendo chamado de ácido da beleza e não por acaso: o ácido hialurônico é usado tanto em formulações cosméticas (cremes que prometem ajudar na prevenção de rugas, por exemplo) quanto em procedimentos estéticos, como preenchimentos de linhas finas ou aumento dos lábios. A fama se deve ao fato de que o ingrediente é, na verdade, uma cópia feita em laboratório de uma substância que o corpo humano produz – e que, por isso, é absorvida rapidamente e dificilmente causa problemas como alergias.
Para usar em casa
Apesar do nome, quando usado em formulações de uso tópico, como cremes para o rosto, o ácido hialurônico tem ação hidratante. Como explica a dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, Claudia Marçal, esse é um ingrediente que “segura a molécula de água na pele – ele penetra bem e hidrata de maneira profunda”.
Neste caso, não há contraindicações para o uso, ele pode ser usado por todo mundo que esteja em busca de um hidratante para o rosto. Pode ser aplicado uma ou duas vezes ao dia, de manhã e/ou à noite, dependendo das necessidades de cada um.
Nos consultórios
Além disso, existe hoje uma infinidade de tratamentos com ácido hialurônico para serem feitos em consultórios – nesse caso, de forma injetável, ou seja, ele é aplicado pelo médico dermatologista, explica a médica Isabella Rezende, também membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Ele pode ser usado para preencher rugas, linhas finas e sulcos – regiões como ao redor dos lábios (especialmente as que ficaram conhecidas como ‘bigode chinês’ e ‘código de barras’) e abaixo dos olhos (para quem tem a área das olheiras um pouco mais funda) estão entre as possibilidades, o que deixa a pele mais lisa e com aparência uniforme. Além do preenchimento labial, para deixar os lábios mais volumosos.
“Outra grande novidade que está por vir é um novo tipo de preenchedor que além de hidratar e preencher linhas finas, também estimula a produção de colágeno, que melhora a elasticidade da pele – é o Ellansé, que está previsto para chegar ao Brasil em novembro desse ano”, complementa Isabella.
Quem pode usar?
Justamente pelo fato de o ácido hialurônico ser similar a um elemento que existe no corpo humano, é um ingrediente que dificilmente leva a alergia ou hipersensibilidade. “Mas como qualquer injetável, pode, sim, ter algum efeito inflamatório que pode ser facilmente resolvido com uso de medicamentos anti-inflamatórios. O mais importante é sempre fazer esse tipo de procedimento com médico experiente – existe também um produto chamado Hialuronidase, que dissolve completamente o produto em caso de qualquer tipo de sensibilidade”, explica Isabella.
Não há idade mínima ou máxima para fazer tratamentos injetáveis com ácido hialurônico – mas a idade média de uso é a partir dos 28 anos. Dependendo do tipo de tratamento, é necessário reaplicá-lo depois de um ano ou mais.

***

Leia também: