Moda e beleza

Bruna Covacci

Alô, lenhador: as barbas longas estão com os dias contados

Bruna Covacci
12/01/2017 20:00
Thumbnail

2017 pode ser o ano do fim da barba. Foto: Bigstock.

A barba, que por um bom tempo foi exaltada em estilos da moda, como o lumbersexual e também foi associada aos jovens hipsters, está, agora, em decadência, segundo especialistas. Depois de um longo período de ápice, agora, os homens estão deixando as barbas aparadinhas e preparando o caminho para os rostos barbeados.
LEIA MAIS:
Lloyd Hugues, diretor criativo da marca de produtos de beleza para homens Men-ü, comenta que a previsão é que em 2017 elas estejam completamente raspadas, na tendência chamada de “clean shave”. Em entrevista ao jornal britânico “The Independent”, Hugues lembrou que desde que o modelo Ricki Hall apareceu no Instagram com a barba longa e cheia, em 2013, 9 entre 10 homens aderiram ao estilo.
Stephani Broch, especialista em barbearia e hair stylist do Fio-Fio Beauty Club, acredita que vivemos um momento de saturação da moda barba, principalmente do estilo lenhador, que se tornou desejo masculino e feminino. “Mas vale dizer que existem pessoas que combinam com o estilo e também aqueles que aderiram à tendência tarde, querendo continuar assim por mais tempo. O legal é descobrir outros modelos (existe um leque bem grande de opções) que se encaixe mais com a estrutura óssea e formato do rosto”, explica.
Ela ainda aponta para outro benefício para os homens que aprenderam a cuidar da barba: “ela tem o mesmo efeito da maquiagem para a mulher. Realça ou suaviza os traços, atrai olhares, diz muito sobre o seu estilo e personalidade e para os adeptos mais novos tira aquela cara de neném”, conta. Quem vai ao barbeiro não precisa se preocupar em fazer a barba todos os dias ou toda semana.
Stephani explica que é possível, sim, fazer a barba em casa. Mas para isso é preciso seguir alguns passos que exigem paciência para que você não erre e nem machuque a pele. Para a especialista, ainda demora um tempo para que os curitibanos comecem a raspar a barba. “Primeiro a tendência precisa se estabelecer internacionalmente, principalmente entre famosso que são referência, e vai chegar aqui depois”, finaliza.