Moda e beleza

Redação

Bolsas feitas em madeira são a nova aposta do designer paranaense Marcos Novak

Redação
08/12/2017 15:40
Thumbnail

Essa é a primeira vez que Marco Novak investe no material para produzir as suas celebradas bolsas. Foto: Divulgação

Conhecido pelas bolsas com tramado de fitas e couro, o designer Marcos Novak conduz a sua marca, a Mnovak, para um novo momento. A linha Leveme, que será lançada neste sábado, na Ôda Design Club, traz dois modelos de bolsas construídas em madeira.
As peças são inspiradas em caixas, estojos e pequenos contêineres feitos para guardar memórias e utensílios da mulher. Ao simbolismo desse elemento foram inseridas alças, aviamentos e compartimentos internos incluindo também uma proposta de ergonomia.
O primeiro modelo é uma clutch, peça com dimensões menores que pode ser usada em ocasiões sociais, e a segunda é uma bolsa mais prática com alça de mão e ombro para o dia a dia.
As peças são forradas e divididas em compartimentos para separar objetos como celular, carteira e óculos. Cada bolsa, é feita artesanalmente e para cada modelo há propostas diferentes de cores e texturas como tear, bordado e a novidade: palhinha indiana utilizando as fitas como base.
As bolsas são inspiradas em caixas. Foto: divulgação
As bolsas são inspiradas em caixas. Foto: divulgação
“Tentamos aproximar a marcenaria com o ateliê de costura e o handmade. O significado permanece sempre ligado aos valores do trabalho manual mas sem perder as vantagens da indústria do cenário como um todo”, diz Marcos.
Criada há pouco mais de uma década pelo designer e arquiteto Marcos Novak, a Mnovack tem como proposta sustentabilidade, design original e exclusividade.
Pesquisa de materiais e técnicas, tanto artesanais quanto industriais, sempre estiveram presentes das coleções. “Buscamos ampliar o conceito da praticidade para algo que une forma e técnicas artesanais, mais do que simplesmente a execução dos produtos”, diz Marcos Novak.
Outro fator importante é a atratividade frente aos ciclos transitórios da moda. Para Novak, a bolsa deve agregar identidade para que o produto represente o resultado consistente e atemporal e permaneça como uma peça-chave na construção diária da imagem da mulher.
Em toda a escala produtiva há a atenção aos resíduos gerados e ao máximo aproveitamento das sobras para que se transformem em novas peças.
O lançamento das bolsas Leveme é aberto ao público e reforça a parceria entre a Mnovak e a Ôda, que desde sua inauguração em 2017 tem a marca em seu rigoroso mix de produtos.
SERVIÇO
MNOVAK – Lançamento bolsas LEVEME
Ôda Design Club – Rua Prudente de Morais, 1.239
9 de dezembro, das 10 às 14 horas
LEIA TAMBÉM