Moda e beleza

Da redação

Cabelos merecem atenção especial em dias frios

Da redação
28/04/2016 15:40
Thumbnail

(Foto: Divulgação W Crystal)

Dias gelados exigem tratamento especial para os cabelos. Entre os maiores vilões dos fios nestes dias estão a alta temperatura da água do chuveiro, que retira o óleo natural do couro cabeludo responsável por proteger e lubrificar os fios; a diminuição das lavagens, que torna os cabelos mais fracos e favoráveis a quedas; o uso de acessórios como boinas e chapéus, que aumentam a oleosidade e facilitam o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo; e o aumento da frequência do uso do secador, tornando os fios mais ressecados.
O tricologista e terapeuta capilar do Instituto de Beleza Moça Bonnita, Arillson Christino, explica que o outono e o inverno são épocas propícias também para o aparecimento de doenças do couro cabeludo, como caspa, coceira, eczema, seborreia e até queda dos fios: “No frio, o couro cabeludo fica menos hidratado por falta de suor e com isso surgem todas essas doenças relacionadas ao ressecamento da região”, afirma. Ainda segundo ele, o ideal é que a temperatura da água seja ajustada para morna, e que o uso do secador seja associado a um protetor térmico que, além de dar mais brilho aos fios, protege os cabelos das ações provocadas pelo ar quente.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o hairstylist Filipe Marcel, do salão W Crystal, no Shopping Crystal, em alguns casos os fios ganham até uma aparência de engordurados. “Isso acontece porque o organismo entende que é preciso repor a ausência de oleosidade, em virtude do ressecamento excessivo provocado pelo frio”. O especialista recomenda ainda hidratações regulares, de preferência uma vez por semana. “É fundamental fazer um diagnóstico com cabeleireiro de confiança, para saber exatamente que produto consumir no cotidiano”, orienta.
Se os fios já estão danificados, alguns tratamentos disponíveis podem auxiliar na recuperação da vitalidade. Um deles é a argiloterapia para o couro cabeludo, que consiste na utilização de óleo essencial apropriado ao fio do cabelo, que depois recebe os benefícios da argila, proporcionando assim um peeling mecânico que fortalece o bulbo capilar.
Já o método “SOS”, criado por Christino, promete revitalizar e devolver a proteína do cabelo, além de atuar como um substituto à escova progressiva. “O SOS é bastante eficaz em cabelos que precisam de cuidados devido às químicas constantes. Por proporcionar uma hidratação profunda e verdadeira, retira volume e o efeito frizz, com duração de um a dois meses”, detalha o profissional.