Moda e beleza

Redação

Vestidas e sem maquiagem. Calendário Pirelli 2017 celebra beleza natural

Redação
01/12/2016 10:07
Thumbnail

Nicole Kidman sem maquiagem e com os cabelos naturais. Foto: Peter Lindbergh/divulgação.

Uma das maiores publicações fotográficas do mundo, o Calendário Pirelli existe há 53 anos. Foi criado pela fabricante de pneus italiana Pirelli, que dá nome à publicação, e ganhou fama por exibir em suas páginas fotos sensuais e de mulheres nuas ou seminuas. Era o luxo dos conhecidos “calendários de borracharia”. Mas o mundo mudou e não faz mais sentido (já fez?) tratar o corpo como objeto e explorar o nudismo feminino. Por isso, o calendário aposta em uma estratégia diferente e reúne profissionais – fotógrafos e fotografadas – com nova proposta.
Julianne Moore. Foto: divulgação
Julianne Moore. Foto: divulgação
Desde o ano passado, a publicação passou a mostrar a beleza real das mulheres. As lentes da fotógrafa Annie Leibovitz captaram para a edição de 2016 a essência de mulheres poderosas, como a diretora Ava Duvernay, a cantora Patti Smith e a tenista Serena Willians.
Este ano, o fotógrafo alemão Peter Lindbergh foi convidado para retratar 14 mulheres, a maioria delas atrizes. Entre elas, Uma Thurman, Nicole Kidman, Julianne Moore, Lupita Nyong’o, Kate Winslet, Robin Wright e a inglesa Helen Mirren, de 71 anos. A professora de teoria política da Moscow State University Anastasia Ignatova também foi uma das convidadas especiais.
Uma Thurman: sardas e cabelos ao vento. Foto: divulgação
Uma Thurman: sardas e cabelos ao vento. Foto: divulgação
Ou seja, excesso ou falta de curvas, juventude ou padrões passam longe dos retratos. “Este é um outro tipo de nudez, muito mais importante que simplesmente mostrar corpos nus”, disse o fotógrafo. Segundo o profissional, a ideia era ir contra a cultura que ele chama de “terror da beleza e da juventude”. As fotos mostram as mulheres vestidas e sem maquiagem. “Como artista, tenho a responsabilidade de libertar as mulheres da ideia de juventude eterna e perfeição. O ideal de perfeição da sociedade é simplesmente impossível de se atingir”, disse Peter Lindbergh, que além de fotógrafo é também ativista.
A atriz  Lupita Nyong’o. Foto: divulgação
A atriz Lupita Nyong’o. Foto: divulgação
As sessões fotográficas foram realizadas entre maio e junho deste ano, em Berlim, Los Angeles, Nova York, Londres e na praia francesa de Le Touquet. O calendário será composto por 40 imagens, incluindo retratos e ambientes. Além das fotos em estúdio, também há fotos externas.
LEIA TAMBÉM