Moda e beleza

Luís Lima, especial para a Gazeta do Povo

Camisa e camiseta por dentro ou para fora da calça?

Luís Lima, especial para a Gazeta do Povo
08/01/2012 02:23
A instrutora de moda do Senac Fabianna Pescara acredita que não há impedimentos na hora de pensar no jeito de usar a camisa, ainda que algumas peças combinem mais com certas composições. “A camiseta é uma peça esporte, informal, sem necessidade de usar para dentro. As camisas podem ser esportes ou sociais, e permitem os dois usos”, ressalta.
Para a estilista Nicolle Gora, camisas polo e de malha, com estampas coloridas, martingale no ombro, combinadas com bermudas e calças jeans formam looks mais despojados e pedem o uso para fora da calça. Mas, se combinadas a calças de alfaiataria ou blazers mais sérios, permitem o uso por dentro. Camisas de manga curta, de sarja ou militares também possiblitam duplos usos.“Tudo vai depender do ambiente, do corpo e da personalidade”, defende.
A decisão de colocar ou não uma camisa ou camiseta para dentro ou fora da calça deve levar em conta ainda o biotipo da pessoa. “Nos homens em que a barriga sobressai, o ideal é o uso da peça por fora, bem como o da sobreposição cardigan, ou do casaco aberto, criando linhas verticais”, orienta Cristiana.
Cinto
No caso do cinto, muitas vezes usado na composição com camisa/camiseta, ele precisa exercer a sua funcionalidade. Ou seja, não pode ser muito apertado ou muito frouxo, mas ajustado na posição ideal. O acessório deve acompanhar a cor da calça e, em alguns casos, do sapato (preto com preto, por exemplo), para harmonizar a composição. Mas deve-se evitar, por exemplo, combinações como roupa toda preta com sapato e cinto marrons ou tudo preto com sapato e cinto brancos. Em produções mais esportivas, um cinto colorido sempre cai bem. O look todo branco, por outro lado, só para profissionais da saúde.
Fique atento
A consultora de imagem, Crisitana Prante, dá algumas orientações:
– Camisa e camiseta para fora sugerem calças e bermudas de modelagem ajustada ou slim.
– Para homens de tronco muito longo em relação às pernas, coloque parte da camisa para dentro e parte para fora, para dar equilíbrio à silhueta.
– Prefira estampas médias – as muito grandes ou muito pequenas engordam, assim como as listras horizontais.
– Cuidado com camisas de manga curta. Elas são informais demais e limitam as combinações. Prefira camisas de manga longa, que podem ser ajustadas.
– Aproveite o verão para usar tons mais claros e frescos. Eles vão bem, também, com camisetas de algodão por baixo.
– Looks monocromáticos são interessantes para alongar a silhueta, tornando-a mais enxuta.
– Calças claras vão bem com sapatos marrons, pois são mais naturais do que os pretinhos básicos.
– Use sempre camisas e camisetas do seu tamanho.
Serviço:
Produção: Renata Artacho, fone (41) 9166-1302 e email: rartacho1@hotmail.com. Fotos: Letícia Akemi. Ator/modelo: Pedro Bonacin, da Primeira Linha Casting, Rua Domingos Nascimento, 701, Bom Retiro, fone (41) 3014-8644 ou site www.primeiralinhacasting.com.br. Locação: Hotel Crowne Plaza, Rua Pres Carlos Cavalcanti, 600, São Francisco, fone (41) 3204-4000. Maquiagem: Bruce Bomfim Hair Concept, Ático do Hotel Crowne Plaza, fone (41) 3151-1101. Lojas: Makenji, Brooksfield, TNG e Levis, Shopping Mueller.